FSB Holding adquire 100% da Jotacom
Com movimentação, Márcio Oliveira deixa R/GA e assume cargo de coCEO ao lado de Jaderson de Alencar
Nota atualizada em 07/08 às 11h38

Márcio Oliveira e Jaderson de Alencar, coCEOs da Jotacom e Jurgis Figueiredo, fundador da agência que passa ao conselho de publicidade da FSB Holding (Crédito: Divulgação)
A FSB Holding assume o controle integral da Jotacom, agência full-service que atende a contas como Duolingo, Heinz, Burger King, B3 e Mercado Pago. Com o movimento, Márcio Oliveira, ex-CEO da R/GA São Paulo, é admitido para o cargo de coCEO da empresa, ao lado de Jaderson de Alencar.
Em 2022, o grupo nacional de relações públicas adquiriu 60% de participação na operação fundada por Jurgis Figueiredo, que agora passa a integrar o recém-criado conselho de publicidade da FSB Holding, ao lado de Alexandre Loures (sócio-controlador), Marcos Trindade (sócio-CEO) e Diego Ruiz (sócio).
Na época, a incorporação da Jotacom ao portfólio do grupo FSB marcou o reposicionamento da companhia como consultoria de negócios, na intenção de estabelecer uma conexão mais próxima à estratégia dos clientes. “O que levou à expansão para outras disciplinas, como conteúdo e publicidade”, afirma Loures.
Há 20 anos no mercado, a Jotacom foi idealizada por Jurgis como uma agência boutique, dedicada a poucos clientes de modo a garantir a qualidade das relações e das entregas. Desde a associação com a FSB Holding, porém, a operação passou a trabalhar com mais de 180 marcas, e o time de 80 pessoas se transformou em uma equipe de 330 funcionários. O desafio tornou-se, portanto, continuar a garantir qualidade na entrega com o alto volume de clientes.
“Meu papel no conselho será focado em cuidar da estratégia da vertical de publicidade. A ambição da FSB é ser uma one-stop-shop, que oferece serviços que vão da performance digital à geração de conteúdo para as redes sociais”, diz Jurgis.
Com uma carreira longeva na Lew’Lara\TBWA, na qual respondeu como presidente, Márcio Oliveira trabalhou nos últimos seis anos na R/GA, primeiro à frente dos negócios e, desde janeiro de 2022, como managing director e senior vice-president.
Para o publicitário, a combinação das experiências em duas agências distintas – a primeira mais voltada à publicidade de grande veiculação e a segunda mais voltada à tecnologia e ao design – encontra sinergia com o momento da FSB Holding.
“Ingressar na Jotacom é uma intersecção de características importantes da minha jornada. E o grupo FSB está crescendo e desbravando oportunidades, com uma cultura forte e propósito claro”, declara.
No início de junho, a holding ingressou no audiovisual ao comprar a produtora Santeria, comandada por Edgard Soares Filho e Felipe Luchi, com quem Oliveira trabalhou na Lew’Lara (Luchi foi CCO da agência). Hoje, o portfólio do grupo é composto por 12 empresas, contando com Jotacom e Santeria: FSB Comunicação, Loures e Giusti Creative PR, de relações públicas, consultoria e digital; Nexus, de inteligência, pesquisas e monitoramento; Jotacom, de publicidade, campanhas e performance; Seta Public Affairs, de relações governamentais; Beon, de consultoria em ESG; Deck, de influência reputacional corporativa; Involv, de comunicação interna e marca empregadora; e Bússola, de conteúdo.
De acordo com Loures, a companhia pretende realizar novas aquisições em um futuro próximo, inclusive na área de publicidade.