Google premiará uso de IA por agências em 2026
Companhia também divulgou a lista das seis agências que alcançaram maturidade no uso da tecnologia

(Crédito: Shutterstock)
Desde o ano passado, o Google vem trabalhando, no Brasil, o programa AI Assessment, que procura auxiliar as agências de publicidade a evoluírem na adoção de ferramentas de inteligência artificial para aprimorar e qualificar seus processos de trabalho.
Para 2026, a companhia dá um passo adiante em relação ao tema e, além do programa, promoverá uma premiação para reforçar o compromisso com o desenvolvimento tecnológico da indústria de publicidade.
Em janeiro, o Google abre as inscrições para o NextGen Partners Awards, uma premiação que reconhecerá os melhores projetos e campanhas criados por agências a partir de soluções de IA do Google.
A abertura das inscrições do projeto acontece no dia 9 de janeiro e os projetos serão analisados por uma equipe multidisciplinar da empresa de buscas. Os vencedores serão revelados em um evento, realizado para o mercado publicitário, em março.
De acordo com Gustavo Portes, head de dados, mensuração e programática para parceiros do Google, o prêmio NextGen Partners, a empresa quer reforçar a contínua busca por excelência e inovação das agências de publicidade do Brasil, dando visibilidade aos projetos que trouxeram grandes impacto aos anunciantes.
“Nossa ideia é ir além do reconhecimento, fomentando a troca de boas experiências e práticas da indústria”, diz o porta-voz.
As 6 agências que alcançaram maturidade em IA
Além do anúncio da premiação, o Google também divulgou a conclusão do projeto AI Assessment 2025, que procurou auxiliar as agências que compõem o programa na adoção de ferramentas e incorporação da inteligência artificial em seus trabalhos e processos.
Ao fim da etapa de 2025 do projeto, seis agências de publicidade alcançaram o nível Multimomento, que seria o máximo de integração em inteligência artificial, segundo o Google. São elas: AlmapBBDO, Cadastra, EssenceMediacom, i-Cherry, Monks e WPP Media Services.
O programa do Google procura avaliar cada agência em relação aos pilares de adoção de IA, desde a função e captura de dados primários, além de treinamentos internos, passando por ativações e emprego de soluções de IA no marketing bem como avaliando, também, a maturidade de toda a equipe em relação à utilização da tecnologia.
O Google estabelece quatro diferentes níveis para as agências em relação à adoção de IA: Nascente, Emergente, Conectada e Multimomento. Nesse último nível, mais avançado, ficaram as seis empresas citadas acima.
Além delas, oito agências de publicidade estão no patamar Conectada, enquanto duas figuras no nível Emergente. Segundo o Google, três agências ainda ocupam o patamar Nascente, com adoção mais básica de ferramentas de inteligência artificial.
Ao longo desse projeto de IA, mais de 3,5 mil profissionais, de 19 grandes agências do País, foram treinados pelo Google.
