Google amplia ofertas de inteligência artificial no Brasil
Por meio do Google Cloud, big tech anunciou soluções para o setor público, iniciativas em educação e novas parcerias
O Google tem uma série de novidades em inteligência artificial (IA) voltadas para o mercado brasileiro, incluindo ofertas para o setor público, iniciativas em educação e expansão do ecossistema de parcerias para crescer em conhecimento especializado, treinamento e capacidade de implementação para empresas no País.

Por meio do Google Cloud, big tech anunciou soluções de inteligência artificial para o setor público, iniciativas em educação e parcerias (Crédito: Gguy/Shuttestock)
As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira, 11, durante o Google Cloud Summit Brasil, e miram na adoção da IA em escala, baseadas no Gemini.
Uma delas, o projeto Gemini for Government, explora o uso da IA para além do setor privado. Ancorado no Agentspace, plataforma do Google Cloud que aumenta a produtividade empresarial através da tecnologia, o pacote de soluções permite a otimização de fluxos de trabalho por meio da criação de agentes de IA. Também reúne recursos para a geração de vídeo e imagem, bem como aceso ao NotebookLM.
Segundo o Google, a segurança é garantida em uma infraestrutura de nuvem para proteger dados confidenciais do governo.
O Google vem seguindo uma tendência global. Recentemente, a OpenAI firmou iniciativa voltada à Casa Branca nos EUA, também a fim de otimizar o trabalho de funcionários públicos. O projeto oferece acesso aos modelos conversacionais proprietários, incluindo o ChatGPT Enterprise e ChatGPT Gov., e modelos personalizados para segurança nacional.
Atendendo à crescente demanda de processamento de informações dada a evolução da IA generativa, a empresa traz o Trillium, sua sexta geração de Unidades de Processamento Tensor (TPUs), à região de nuvem do Google Cloud em São Paulo. A TPU abre portas para a IA multimodal, proporcionando maior treinamento e inferência em escala.
Segundo o Google, a infraestrutura permite que companhias brasileiras executem aplicativos como o Gemini e suas próprias cargas de trabalho de IA com latência ainda menor.
Tendo em vista a segurança que o uso da IA pede, devido ao processamento de dados, muitas vezes, confidenciais, o Google disponibiliza ao mercado local o Gemini no Google Distributed Cloud (GDC) air-gapped. Em linhas gerais, a solução de nuvem deixa que empresas mantenham o uso dos modelos do Gemini em datacenters proprietários.
Já na seara da educação, o Google Cloud comprometeu-se com o treinamento de um milhão de pessoas no País nos próximos anos. Entre as iniciativas estão o “Capacita+ aprender IA com o Google Cloud”, que promete treinar o 200 mil profissionais não técnicos e estudantes em IA generativa com o Gemini em um único dia, em parceria com 50 universidades em 10 países.
Há a ambição de conquistar o título de maior aula de IA híbrida e simultânea já realizada no Guinness World Records.
Ao mesmo tempo, o Gemini for Education vai fornecer novas ferramentas de IA voltada a educadores. Também por meio do Agentspace, universidades em âmbito nacional terão acesso a modelos premium de IA integradas ao Google Workspace for Education.
O Google Cloud terá, ainda, novas parcerias no Brasil para ampliar o acesso a conhecimento em IA, treinamento e implementação.
Com a Accenture, abrirá um Customer Experience Center dentro de seu Innovation Hub na América Latina, enquanto a parceria com a PwC inclui o lançamento de um Centro de Experiência do Cliente focado em IA. Em março, a Deloitte inaugurou um Google Experience Center em São Paulo e nomeou líderes para fortalecer a aliança. A capital paulista também deverá receber um Centro de Pesquisa e Inovação em IA da TCS, com experiências dedicadas aos modelos Gemini.