Grupo de Mídia do Rio comemora 40 anos
Data foi comemorada com almoço no Hotel Fasano nesta quinta-feira, 19
Data foi comemorada com almoço no Hotel Fasano nesta quinta-feira, 19
Teresa Levin
19 de janeiro de 2012 - 7h30
Nesta quinta-feira, 19, data exata em que comemora 40 anos de atuação, o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro promoveu almoço no Hotel Fasano para festejar a trajetória da entidade. O encontro prestou homenagem a todos aqueles que de alguma forma já estiveram envolvidos com o Grupo ao longo destas quatro décadas. A Rede Record apoia a comemoração.
Mas além da celebração, o encontro serviu para que Antônio Jorge Alaby Pinheiro, presidente do Grupo de Mídia do Rio e também fundador da Mídia1, antecipar os planos da entidade para 2012. “Estamos organizando o Fórum Internacional de Mídia – Especial 40 anos, que foi antecipado para o dia 31 de janeiro. Vamos acabar com esta história de que o ano só começa depois do carnaval e com a concentração de eventos no 2º semestre”, conta.
O Fórum, que será realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, vai ter como tema central “Engajamento” e terá o consultor Edmar Bulla como moderador. “E para dar o peso especial que este Fórum merece convidamos o Prefeito do Rio Eduardo Paes para fazer a abertura e ele já confirmou presença”, adianta. Os debates vão focar quatro áreas: engajamento social; no esporte; na internet e nos games; e, por fim, o engajamento no entretenimento. Entre os participantes confirmados estão José Júnior (Afroreggae), Luiz Calainho (Aventura) e Manoel Rangel (Ancine). “Também convidamos representantes de todas as emissoras esportivas”, antecipa.
Entre outras iniciativas do Grupo de Mídia do Rio que serão implementadas este ano, Pinheiro destaca a realização da 15ª edição do Concurso Universitário de Mídia. “Vai ser lançado em março e pretendemos bater um número recorde de vagas. Praticamente todas as vagas para estágio em mídia nas agências cariocas são preenchidas através deste concurso”, frisa, acrescentando que normalmente 15 agências participam da iniciativa. “São agências com departamentos de mídia estruturados que podem treinar o estagiário e pagar a remuneração”, detalha.
História
O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro foi criado em 1972 como Clube dos Medias. Pinheiro lembra que, na época, o Rio ainda era sede de grandes agências e tinha boa parte das contas federais, além de um mercado financeiro aquecido e importantes instituições sediadas na cidade. “Neste cenário, a mídia começava a ter uma importância técnica no negócio da propaganda, ia além da seleção de veículos e passava a definir onde o investimento seria feito”, recorda. O Grupo foi criado com o intuito de fomentar a discussão sobre novas técnicas de pesquisa, a troca de informações e o treinamento de profissionais. Entre os participantes desta primeira reunião estavam Altino João de Barros, Heitor Telles, Ismael Costa e Maria da Conceição.
Após um período ativo, o Grupo ficou um pouco estagnado até ser retomado em 1986 por alguns profissionais com menos de 30 anos, entre eles, o atual presidente, e ainda Luiz Fernando Novaes, Yara Militão e Denise Gorga. “Eu tinha acabado de assumir a direção de mídia da Artplan e fui escolhido para ser o presidente do Grupo”, relembra, acrescentando que este é o seu quarto mandato.
Ao longo das últimas duas décadas o Grupo teve uma atuação muito forte e uma representação ativa, com o objetivo principal da valorização da área e do profissional de mídia. “Além de treinar e preparar profissionais, fazer do profissional de mídia parte das discussões estratégicas do negócio da propaganda. E acho que conseguimos isso aqui, assim como foi feito em São Paulo e outros mercados. Ficamos orgulhosos que praticamente todas as capitais têm um grupo de mídia organizado e ativo”, diz.
A gestão do atual presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro se encerra em julho e até lá ele tem outra missão. “Quero dar uma visibilidade grande para o Grupo, tirar proveito dos 40 anos para fomentar novas lideranças. Espero em julho passar o cargo para uma galerinha nova e com muita disposição para tocá-lo, afinada com nossas propostas”, convoca. Pare ele, é o momento de estimular novas lideranças. “Os pioneiros do Grupo de Mídia tinham menos de 30 anos, assim como o grupo que reorganizou a entidade em 1986 e vem tocando até hoje. O envolvimento de novas gerações e o incentivo de novas lideranças será uma das minhas metas neste mandato”, conclui.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público
Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro
Demissões foram notificadas meses antes do anúncio da fusão da holding com o Omnicom