Heinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface
Marca retira do ar campanha criada pela Gut dias após suspender ação desenvolvida pela VML na Europa por referências e reforço a estereótipos racistas
Heinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface
BuscarHeinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface
BuscarMarca retira do ar campanha criada pela Gut dias após suspender ação desenvolvida pela VML na Europa por referências e reforço a estereótipos racistas
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2024 - 10h40
*Com informações do Ad Age
Na segunda-feira, 7, a Heinz se desculpou por uma campanha que, segundo críticos, lembra a prática do blackface, que reforça estereótipos negativos acerca de pessoas negras.
Veiculada na Europa em mercados como Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália, a campanha “Smiles” viralizou na última semana. Este é o primeiro trabalho do recém-inaugurado escritório da Gut Nova York, nos Estados Unidos.
Os anúncios mostravam pessoas sorrindo com ketchup espalhado ao redor da boca. Sob o conceito “Tem que ser Heinz”, a ação faz uma referência evidente ao filme Joker: Folie à Deux.
As peças, contudo, foram alvo de questionamentos, sobretudo a que mostrava um homem negro. Críticos apontam que as imagens lembram a prática de blackface, bem como shows de menestréis, apresentações de músicos e contadores de história que ocorriam entre os séculos 19 e 20.
À época, homens negros — retratados por atores brancos — recebiam características exageradas e cômicas, muitas vezes incluindo na caracterização grandes lábios avermelhados.
Em uma declaração ao Ad Age, por meio da Gut, a controladora Kraft Heinz pediu desculpas pela campanha.
“Como uma empresa obcecada pelo consumidor, estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e sinceramente pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, declarou um porta-voz da marca. “Embora a intenção fosse ressoar um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica a mágoa que pode ter causado. Melhoramos. Estamos trabalhando para retirar o anúncio do ar imediatamente”.
Esta é a segunda vez, em questão de dias, que a Heinz se retrata por uma campanha considerada racialmente insensível.
A primeira, criada pela VML da Espanha, para molhos para macarrão da marca no Reino Unido, foi criticada por perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes. O comercial mostrava um casal recém-casado jantando junto aos pais brancos do noivo e apenas a mãe negra da noiva.
A Heinz ofereceu suas “mais profundas desculpas” pelo anúncio e disse que “continuará a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente no futuro”.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024