Holdings aceleram aquisições em commerce diante de projeções otimistas em retail media

Buscar

Holdings aceleram aquisições em commerce diante de projeções otimistas em retail media

Buscar
Publicidade

Comunicação

Holdings aceleram aquisições em commerce diante de projeções otimistas em retail media

De acordo com a Forrester, varejistas e marketplaces investirão US$ 40 bilhões em publicidade digital somente nos EUA; atentas a isso, holdings reforçam aquisições de empresas de commerce


11 de novembro de 2022 - 17h08

Holdings como WPP e Publicis Groupe reforçam suas capacidades em commerce por meio da aquisição de empresas especializadas (Créditos: PhotoMix/Pexels)

Até o final de 2022, varejistas e marketplaces norte-americanos terão investido cerca de US$ 40 bilhões em publicidade digital – montante consideravelmente maior do que os US$ 29 bilhões de 2021.

Os dados são de um estudo da Forrester e corroboram a previsão do BCG Partners de que o mercado de retail media movimentará, globalmente US$ 100 bilhões até 2026, ou seja, representará 25% de todo o investimento em publicidade digital.

Não à toa os planos de fusões e aquisições das holdings de publicidade têm sido focados, em boa parte, nas empresas especializadas em commerce. No WPP, o objetivo é que as áreas de commerce, experiência e tecnologia correspondam a 40% dos negócios da companhia até 2025 – hoje, as três áreas, que convergem, em certa medida, representam 25% do faturamento do grupo.

Especificamente no commerce, o grupo inglês adquiriu, no final de 2021, a Cloud Commerce Group, do Reino Unido, com o intuito de fortalecer a oferta de produtos em plataformas de e-commerce e marketplaces de maneira geral. Em setembro, comprou a Newcraft, consultoria de e-commerce holandesa que passou a integrar a Wunderman Thompson. E, aqui no Brasil, a holding comprou a Corebiz, agência dos sócios e co-CEOs Felipe Macedo e Renan Mota.

Stefano Zunino, country manager do WPP no Brasil, explica que a proposta da companhia é a transformação criativa, o que significa manter a criatividade no centro, mas apoiada por áreas em ascensão que vão além da comunicação. E as duas disciplinas que mais crescem são, justamente, experiência e commerce. “Sabemos de nossas fortalezas em alguns destes pilares e entendemos que precisamos desenvolver outros. A forma de acelerar esta transformação é através de aquisições. Por isso nosso foco, desde 2010, tem sido em aquisições ligadas a performance, tecnologia e commerce”, afirma.

O executivo comenta, ainda, que o grupo tem investido em aquisições com propostas variadas. Além de Corebiz e Vtex, que, segundo ele, são mais focadas em desenvolver plataformas, e da Newcraft, que possui um modelo mais consultivo, a companhia conta operações como a Everymile, voltada para brand experience, e a E-Next, cuja especialidade é CRM e que atua junto a clientes como Amazon e Mercado Livre.

“O mundo do commerce é muito amplo. Estamos falando de um mercado que, somente no Brasil, alcançou a US$ 156 bilhões em 2021. Há uma tendência de crescimento agressiva”, avalia Zunino.

Do varejo ao community commerce

Nesta semana, outro dos maiores grupos globais de comunicação, o Publicis Groupe, anunciou uma joint venture com o Carrefour com o intuito de transformar os canais físicos e digitais da rede em espaços publicitários promissores para as marcas.

A ideia é que, a partir de 2023, a plataforma atue na Europa, na Argentina e no Brasil. Em julho deste ano, a holding francesa fortaleceu suas ofertas em varejo por meio da aquisição da CitrusAd, uma software as a service (SaaS) da Austrália que otimiza a performance das marcas no varejo digital.

No ano passado, o Publicis Groupe desenvolveu um novo programa junto ao TikTok para ensinar as marcas sobre “community commerce”, que é o nome que a plataforma da Bytedance dá à atividade de compras online em seu app.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia

    Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia

    Piraquê usa IA para falar apresentar novo sabor, Pizza Hut quer conquistar a geração Z com nova linha e Kibon volta à mídia

  • Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans

    Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans

    Após jogo escolher Erling Haaland, craques do futebol responderam a plataforma e jogam com atacante