Instituto Criar leva ao mercado evento de pitch de alunos

Buscar

Instituto Criar leva ao mercado evento de pitch de alunos

Buscar
Publicidade

Comunicação

Instituto Criar leva ao mercado evento de pitch de alunos

Primeiro evento do gênero, recém-formados apresentam projetos de conclusão e abrem caminho para futuras oportunidades


22 de agosto de 2019 - 6h58

Com o intuito de aproximar seus alunos de produtoras, emissoras de TV, canais de YouTube agências de publicidade, profissionais autônomos e demais empresas do audiovisual, o Instituto Criar promove na manhã desta quinta-feira, 22, em sua sede São Paulo, um evento que apelidou de “Feirão”. Nele, os 150 alunos recém-formados da turma deste ano apresentarão em dois minutos um pouco sobre si e seu projeto de conclusão de curso. No intervalo entre as apresentações, os convidados, que incluem 80 parceiros, poderão ter contato com os alunos, dar feedback sobre sua apresentação e compartilhar contatos para uma possível contratação.

 

Instituto diz que tem 89% de inserção de seus alunos no mercado de trabalho (Crédito: Reprodução/Instituto Criar)

Esta é a primeira edição do evento. Antes dos pitches dos alunos, a instituição apresentará um breve histórico sobre sua atuação de 15 anos e três veteranos farão depoimentos sobre sua trajetória profissional ressaltando a importância do primeiro estágio. De acordo com Luciana Bobadilha, diretora executiva do Instituto Criar, apesar da  história com o mercado “muito bem sucedida”, a organização ainda tem o desafio de abrir espaço para uma conversa entre realizadores e estudantes com potencial de transformar suas histórias e causas em bons roteiros. “A contratação de um jovem do Criar, na maioria dos casos, ainda está no lugar técnico e de diversidade”, afirma. A executiva conta que o instituto está trabalhando em um planejamento estratégico para uma distribuição melhor e mais impactante dos trabalhos realizados pelos jovens.

“Desde o início o Criar tem como missão a formação e inserção desses jovens no mercado de audiovisual. Esta relação sempre esteve muito ligada à competência técnica desses jovens, que é indiscutível. Com este evento estamos propondo um encontro entre realizadores, onde as histórias que estes jovens tem para contar, a estética autêntica, suas causas próprias, suas histórias de vida e narrativas são ponto fundamental para este ‘match’. A ideia é que a gente inaugure um jeito novo de contratação, com um olhar que vai para além do técnico, no qual os maiores produtores de conteúdo do nosso país testemunhem que esse jovem é um parceiro no desenvolvimento de histórias”, diz Luciana.

Este ano, o Instituto Criar completa 15 anos de atuação formando jovens em arte, fotografia, produção, som e pós-produção. Desde 2004, a instituição fundada por Luciano Huck  já formou 2 mil jovens, 150 por ano. Luciana diz que a organização tem um índice de inserção de 89%. Desse número, 52% são no audiovisual. Para ela, o Criar ganhou maior expressividade com a internet, as redes sociais, games e realidade virtual, o que permitiu mais debates sobre produção de conteúdo incrementados com a tecnologia.

“São vários momentos marcantes, mas já que estamos falando de inserção, nada mais realizador do que chegar em uma gravação de comercial, ou nos bastidores de um programa de TV, numa reunião em uma agência de publicidade, em uma palestra ou evento, e um jovem do Criar que está trabalhando naquela produção ou empresa vir falar que fez o nosso Programa de Formação”, declara Bobadilha.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ana Maria Braga mostra seu lado gamer em ação da Ruffles

    Ana Maria Braga mostra seu lado gamer em ação da Ruffles

    Com o posicionamento Viva essa Onda, marca busca quebrar estereótipos relacionados ao público gamer

  • Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Journey Retail Media atuará tanto com marcas que já contam com plataformas de ads como para aquelas que pretendem iniciar a exploração de captação de novas receitas como publishers