Instituto Criar leva ao mercado evento de pitch de alunos
Primeiro evento do gênero, recém-formados apresentam projetos de conclusão e abrem caminho para futuras oportunidades
Instituto Criar leva ao mercado evento de pitch de alunos
BuscarInstituto Criar leva ao mercado evento de pitch de alunos
BuscarPrimeiro evento do gênero, recém-formados apresentam projetos de conclusão e abrem caminho para futuras oportunidades
Thaís Monteiro
22 de agosto de 2019 - 6h58
Com o intuito de aproximar seus alunos de produtoras, emissoras de TV, canais de YouTube agências de publicidade, profissionais autônomos e demais empresas do audiovisual, o Instituto Criar promove na manhã desta quinta-feira, 22, em sua sede São Paulo, um evento que apelidou de “Feirão”. Nele, os 150 alunos recém-formados da turma deste ano apresentarão em dois minutos um pouco sobre si e seu projeto de conclusão de curso. No intervalo entre as apresentações, os convidados, que incluem 80 parceiros, poderão ter contato com os alunos, dar feedback sobre sua apresentação e compartilhar contatos para uma possível contratação.
Esta é a primeira edição do evento. Antes dos pitches dos alunos, a instituição apresentará um breve histórico sobre sua atuação de 15 anos e três veteranos farão depoimentos sobre sua trajetória profissional ressaltando a importância do primeiro estágio. De acordo com Luciana Bobadilha, diretora executiva do Instituto Criar, apesar da história com o mercado “muito bem sucedida”, a organização ainda tem o desafio de abrir espaço para uma conversa entre realizadores e estudantes com potencial de transformar suas histórias e causas em bons roteiros. “A contratação de um jovem do Criar, na maioria dos casos, ainda está no lugar técnico e de diversidade”, afirma. A executiva conta que o instituto está trabalhando em um planejamento estratégico para uma distribuição melhor e mais impactante dos trabalhos realizados pelos jovens.
“Desde o início o Criar tem como missão a formação e inserção desses jovens no mercado de audiovisual. Esta relação sempre esteve muito ligada à competência técnica desses jovens, que é indiscutível. Com este evento estamos propondo um encontro entre realizadores, onde as histórias que estes jovens tem para contar, a estética autêntica, suas causas próprias, suas histórias de vida e narrativas são ponto fundamental para este ‘match’. A ideia é que a gente inaugure um jeito novo de contratação, com um olhar que vai para além do técnico, no qual os maiores produtores de conteúdo do nosso país testemunhem que esse jovem é um parceiro no desenvolvimento de histórias”, diz Luciana.Este ano, o Instituto Criar completa 15 anos de atuação formando jovens em arte, fotografia, produção, som e pós-produção. Desde 2004, a instituição fundada por Luciano Huck já formou 2 mil jovens, 150 por ano. Luciana diz que a organização tem um índice de inserção de 89%. Desse número, 52% são no audiovisual. Para ela, o Criar ganhou maior expressividade com a internet, as redes sociais, games e realidade virtual, o que permitiu mais debates sobre produção de conteúdo incrementados com a tecnologia.
“São vários momentos marcantes, mas já que estamos falando de inserção, nada mais realizador do que chegar em uma gravação de comercial, ou nos bastidores de um programa de TV, numa reunião em uma agência de publicidade, em uma palestra ou evento, e um jovem do Criar que está trabalhando naquela produção ou empresa vir falar que fez o nosso Programa de Formação”, declara Bobadilha.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público