Itaú conta história real em nova versão de “Leia Para Uma Criança”
Com filmes premiados nos últimos anos, campanha criada pela DPZ&T abandona aspecto lúdico em edição de 2019
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Renato Rogenski
8 de outubro de 2019 - 11h48
Ontem, 7, no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, o Itaú estreou a edição 2019 de sua campanha “Leia Para Uma Criança”, trabalho de comunicação criado pela DPZ&T para apoiar o projeto de incentivo à leitura infantil conduzido pelo banco desde 2010. Diferente dos últimos anos, em que histórias fictícias pautaram a narrativa, os dois filmes lançados agora são inspirados em situações reais.
Com produção da Saigon e a direção de Vellas, os comerciais revelam a trajetória de superação de Thompson Vitor e sua mãe, dona Rosângela Marinho. Trabalhando por muitas anos como catadora de lixo para fins recicláveis, Rosângela também buscava livros descartados pelas pessoas para levar para a casa e ler histórias para Thompson. Hoje, o filho cursa química na universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.
Os filmes terão desdobramentos no ambiente digital com uma série de pílulas com entrevistas de Thompson Vitor e Rosângela falando sobre suas jornadas e cenas marcantes dos comerciais. Além disso, a campanha também terá ações em parceria com a Globo, incluindo um product placement que irá ao ar na próxima quinta-feira, 10, na novela “Bom Sucesso”.
“É mais uma forma de comprovar o quanto é primordial o adulto entender a importância da imaginação e do acesso aos livros para o desenvolvimento das crianças.”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco. “Essa história de superação é a materialização do poder da educação e do papel que a leitura infantil tem de despertar o potencial de toda criança.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.
Promovida desde 2010 pelo Itaú Unibanco e pela Fundação Itaú Social, a campanha distribui livros gratuitos e incentiva a leitura na primeira infância no Brasil, reforçando o potencial da literatura como um agente transformador na sociedade. Se em 2017 o Itaú mostrou que a leitura pode levar uma criança, literalmente, ao espaço ao mostrar a garotinha que sonhava em ser uma grande astronauta, em 2018 o banco usou um robô para retomar a narrativa de que os livros são a primeira ponte para conduzir as crianças até suas maiores realizações.
Do ponto de vista criativo, a campanha tem gerado o reconhecimento do mercado para a agência e o anunciante. Juntos, os dois filmes anteriores “Astronauta” e “Robô” conquistam prêmios como o Profissionais do Ano na categoria Mercado em 2018 e 2019, o Melhor Comercial do Brasil 2018 e entraram na enquete realizada pelo Meio & Mensagem com profissionais do mercado na lista das melhores campanhas em 2017 e 2018.
Em outubro, o projeto continua com novos livros digitais Itaú Criança, um minidocumentário e outras ações, incluindo o envolvimento de influenciadores que vão trocar livros em seus perfis no Instagram. Confira os filmes abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=RP7UUoO5kU4&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=By6CfVDPLwY&feature=youtu.be
Imagem de topo: Hope House Press – Leather Diary Studio/ Unsplash
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