Comunicação

Mark Read reage à fusão Omnicom-IPG: “falando muito sobre si mesmos”

Em comunicado enviado aos funcionários, CEO do WPP diz que transação das concorrentes evidencia foco da holding nos clientes, não na própria operação

i 17 de dezembro de 2024 - 15h38

Por Ewan Larkin, do Ad Age

“Enquanto nossos colegas estão distraídos e se voltando para dentro, estamos prosseguindo com o trabalho de entregar resultados excepcionais e valor para as marcas mais valiosas do mundo”, disse Mark Read em comunicado enviado aos funcionários do WPP (Crédito: Arthur Nobre)

Para Mark Read, CEO do WPP, a fusão entre Omnicom e Interpublic Group of Cos. (IPG) é uma oportunidade para a holding se destacar. A afirmação foi feita em um comunicado interno obtido pelo Ad Age:

“Os clientes não perderam de vista o fato de que, nas últimas duas semanas, muitos de nossos concorrentes passaram muito tempo falando sobre si mesmos. Este é um momento de oportunidade para o WPP se destacar por meio de um foco decidido em nossos clientes e seus interesses, não em nossos próprios”.

Caso se concretize, o acordo entre Omnicom e IPG colocará muita pressão sobre o WPP, que perderia seu longo status de maior holding global. Combinadas, as receitas das holdings norte-americanas em 2023 chegam a um montante de US$ 25,6 bilhões, enquanto a do grupo britânico comandado por Read chegou a US$ 18,5 bilhões no ano passado.

A receita do WPP tem se mantido inalterada nos trimestres mais recentes. Uma das estratégias do grupo tem sido a de promover fusões entre muitas de suas marcas e, segundo pessoas familiarizadas com a situação, a companhia chegou a considerar suas opções caso viesse a se tornar uma empresa privada.

“Nos próximos dois anos, à medida que Omnicom e IPG focarão em economizar US$ 750 milhões anuais e em fazer o trabalho duro que já fizemos -– simplificação, integração, consolidação -– estaremos dobrando nossa estratégia: fazendo trabalhos incríveis para os clientes, dominando a criatividade, investindo no futuro por meio da inteligência artificial (IA), dos dados e da tecnologia, e construindo grandes carreiras para nossa equipe”, disse Read. Em janeiro, o WPP comunicou que investiria US$ 318 milhões anuais em IA.

O CEO apontou, ainda, que o WPP não está parado, ressaltando o fato de que a companhia recentemente conquistou a mídia da Johnson & Johnson e firmou parceria com a Universal Music Group.

“Enquanto nossos colegas estão distraídos e se voltando para dentro, estamos prosseguindo com o trabalho de entregar resultados excepcionais e valor para as marcas mais valiosas do mundo. E é assim que venceremos em 2025”, escreveu Read.

O comunicado interno assinado pelo executivo foi enviado logo depois que Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, também comentou sobre o acordo Omnicom-IPG em um vídeo endereçado à equipe da holding, dizendo que o acordo é positivo para a indústria e garantirá “muita diversão” em 2025.