Mastercard entrega verba global de mídia à WPP Media
Anunciante também nomeia Ogilvy como agência global de social; McCann permanece com a conta criativa global
Nota atualizada às 11h25
Do Ad Age

Conquista da verba de mídia da Mastercard dá alento ao WPP Media, que recentemente perdeu duas contas grandes para o Publicis Groupe (Crédito: Reprodução)
A Mastercard nomeou o WPP Media como sua agência global de mídia, encerrando, assim, a relação de 11 anos que mantinha com a Carat, empresa da Dentsu.
Outra mudança no escopo de agências é que a Ogilvy passa a responder, globalmente, pelas entregas de social do anunciante. A McCann, que atende a Mastercard há décadas, se mantém como rede responsável pela criação do cliente. No Brasil, a WMcCann é a agência full service da marca e informou à reportagem que não haverá mudanças no escopo de atuação.
A escolha do WPP Media é decorrente do preparo da companhia para o “futuro do marketing na era da inteligência artificial (IA) e dos dados”, afirmou, em comunicado. “Por isso tomamos a decisão estratégica de firmar parceria com a WPP Media para cuidar de nossa estratégia, compra e planejamento de mídia em mais de 70 mercados internacionais”.
Essa é a primeira conquista significativa do WPP Media desde o rebranding da companhia, apresentado em maio, e ocorre depois de o grupo ter encerrado relações com o PayPal, sob a justificativa de ir em busca de outras oportunidades.
Ao descrever a decisão de contratar o WPP Media, a Mastercard citou o alcance global da rede e suas “capacidades avançadas em IA e dados” – fortalezas que o grupo vêm ressaltando por meio de investimentos recentes como o Open Intelligence, sistema propriterário de IA e dados, que sustenta o Open Media Studio, plataforma de entrega de mídia da holding.
“Temos mais dados do que qualquer um de nossos competidores e alcançamos 5 bilhões de consumidores conectando inteligência de todas as maneiras”, disse Brian Lesser, CEO do WPP Media, em comunicado publicado no balanço semestral do WPP.
A decisão do Mastercard também ocorre semanas antes de Cindy Rose, ex-COO global da Microsoft, assumir o lugar de Mark Read como CEO do WPP, em 1º de setembro. A notícia também ajuda o grupo a se recuperar de perdas expressivas em mídia, como a conta global de US$ 1,7 bilhão da Mars, e a verba da Coca-Cola na América do Norte, ambas conquistadas pelo Publicis Groupe.
Em 2024, a Mastercard investiu US$ 180 milhões em mídia, segundo dados da COMvergence.