Comunicação

Naked e a privada de 50 mil dólares

Como uma ideia aparentemente escatológica mostra sua força criativa e ajuda empresa do terceiro setor a juntar US$ 50 mil em dois dias

i 11 de julho de 2012 - 5h29

Um homem sentado sobre uma privada, sendo filmado e exibido via streaming para todo o mundo, até que se arrecade US$ 50 mil. Esta foi a estratégia da Naked Melbourne (Austrália) para a Good Goods, empresa do terceiro setor, arrecadar dinheiro para lançar um produto que terá metade do valor de sua venda revertido para a construção de projetos sanitários em países em desenvolvimento (entenda o case no vídeo abaixo, em inglês). A iniciativa tomou manchetes de publicações ao redor do mundo – e, claro, arrecadou uma quantia considerável (US$ 48 mil até a publicação desta nota).

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Alguns aspectos tornam a ação, além de escatológica, criativa. A começar pelo produto que o homem sentado quer lançar: o papel higiênico “Who gives a crap”, totalmente reciclado, confortável e com preço competitivo.

O nome – que batiza também a ação da Naked – é outro ponto criativamente forte. Trata-se de um trocadilho, em inglês, que dá duplo sentido à frase “Who gives a crap” (originalmente “quem se importa”, embora “crap” signifique também “fezes”). Por fim, o sucesso da ação se deve também ao personagem sentado sobre a privada: trata-se de Simon Griffiths, o CEO da Good Goods (assista aqui).

A ação está bem próxima de atingir sua meta. Para tanto, conta com a plataforma de crowdfunding IndieGoGo, que disponibilizará o projeto em seu site por 30 dias. Em apenas dois deles, porém, a meta está prestes a ser atingida.