Nestlé amplia acessibilidade com embalagens sonoras
Em campanha criada pela Publicis, a marca anuncia um recurso que permite a leitura automatizada de rótulos

Conteúdo dos rótulos podem ser ouvidos por meio de um aplicativo (Créditos: Divulgação)
No fim de outubro, a Nestlé anunciou mudanças nas embalagens para vários produtos de seu portfólio, através das redes sociais. A novidade, no entanto, não está no visual dos rótulos, e sim na acessibilidade.
Em parceria com a startup AliaInclui, a iniciativa torna possível que o consumidor ouça as informações descritas nas embalagens por meio de um aplicativo que faz uma leitura automatizada.
A novidade é comunicada a partir da campanha “Rótulos que falam”, criada pela Publicis Brasil e produzida pela O2 Filmes e Jamute. A primeira etapa, iniciada há um mês, trouxe um squad de influenciadores com deficiência visual, que revelaram o impacto da mudança em suas rotinas.
O filme manifesto mostra pessoas com deficiência visual, idosos e não alfabetizadas utilizando o aplicativo em sua rotina.
“A campanha nasceu da escuta às pessoas com deficiência visual e dificuldades de leitura. Investimos na melhoria do aplicativo para que outras empresas possam integrar seus produtos, ampliando a inclusão e convidando toda a indústria a fazer parte dessa transformação”, diz Rafael Berenguer, integrated executive manager da Nestlé.
A veiculação acontece nas redes sociais da Nestlé e mídia out-of-home. Além disso, a campanha se estende para uma ativação no Masterchef, com a participação de Regiane Silva, funcionária cega da Nestlé que participou da construção do produto.