Por que a CEO da Peugeot foi para a frente das câmeras

Buscar

Por que a CEO da Peugeot foi para a frente das câmeras

Buscar
Publicidade

Comunicação

Por que a CEO da Peugeot foi para a frente das câmeras

No grupo francês desde 1995, Ana Theresa Borsari protagoniza um recall, em que a marca convoca os brasileiros a trocar sua percepção sobre a marca


30 de abril de 2019 - 6h00

Ana Theresa Borsari convida os brasileiros a conhecerem a nova Peugeot (Crédito: Divulgação)

Ana Theresa Borsari, country manager da Peugeot Brasil, colocou mais uma aptidão em seu currículo: garota-propaganda. Ela é a protagonista da campanha criada pela Tribal cuja veiculação começou na noite desta segunda-feira, 29, no intervalo do Jornal Nacional. O filme (assista abaixo) enfatiza as mudanças pelas quais a empresa passou no País nos últimos anos para melhorar seus serviços, convida os consumidores a conhecerem “a nova Peugeot” e divulga os compromissos do Peugeot TotalCare.

Uma voz masculina narra um “Comunicado de Recall da Peugeot”, mas o que a companhia pede que os brasileiros troquem é sua percepção sobre a marca, citando, em seguida, fatos como a modernização do portfólio de produtos e os investimentos feitos para chegar à alta qualidade dos serviços. A imagem aberta mostra uma porta de garagem subindo e quando se abre totalmente quem aparece é a presidente da empresa no País, Ana Theresa Borsari, que continua exaltando mudanças relativas aos dez compromissos assumidos no Peugeot Total Care, há dois anos, e anuncia mais um benefício do programa: o cliente que não ficar satisfeito com o serviço prestado, não paga. Este último, segundo ela afirmou em entrevista ao M&M, sintetiza numa única mensagem compromissos como entrega do carro com revisão agendada em até em 24 h, caso contrário, o cliente não paga; reembolso da diferença se o valor da fatura de um serviço for diferente do orçamento; ou reboque gratuito até fora do período de garantia do veículo.

Produção da campanha cuja veiculação começou nesta segunda, 29, no intervalo do JN (Crédito: Divulgação)

No início do mês, a imprensa especializada divulgou resultados de uma pesquisa da J. D Power, que avalia satisfação de clientes de automóveis, e a Peugeot ficou em segundo lugar, empatada com Honda e atrás da Hyundai. Ana Theresa conta que o “recall” proposto pela marca, na campanha, tem o objetivo de levar ao grande público esse tipo de dado, que, segundo ela, é resultado dos investimentos que vêm sendo feitos desde 2015 no plano estratégico “Virada Brasil”, com o qual Peugeot e Citroën pretendem dobrar a rede de atendimento no País (as novas concessionárias estarão sempre compartilhando os mesmos endereços, embora com seus espaços separados).

A empresa não divulga o investimento que fará na ampliação. Hoje, são 94 concessionárias e a Peugeot quer elevar o número em 30% ainda em 2019, chegando a, no mínimo, 122. E a meta para 2022 é ter 180 concessionárias, ampliando a cobertura de mercado dos atuais 56% para 80%, entrando em praças onde a capilaridade é menor, em especial nas regiões Norte e Nordeste.

Com as mudanças, já em 2021, as duas marcas afirmam que chegarão a 5% de share no Brasil – hoje, estão em torno de 2%. Para isso, a Peugeot também aposta em renovações e lançamentos, como os dos SUVs 3008 e 5008 e do 2008, que chega ao mercado dia 13 de maio.

Nem o cenário econômico que andou fazendo o mercado andar em marcha lenta tira o otimismo de Ana Theresa: “Estamos vivendo meio na contramão disso. Nossa reestruturação aconteceu antes da crise, passamos a partir de 2015 a uma nova etapa de reconstrução da marca e modelo de negócios. Uma gama nova de produtos nos auxiliou a atravessar a parte mais difícil, assim como o posicionamento das redes concessionárias também já tinha sido feito. Por isso, agora, o plano de expansão”.

A executiva está na Peugeot desde 1995 e há três anos voltou a atuar no mercado brasileiro (Crédito: Divulgação)

Sobre atuar na publicidade da marca, a executiva diz estar feliz com o tratamento e dimensão que a campanha ganhou e a possibilidade de, pela primeira vez, expor de maneira contundente a excelência na qualidade dos serviços. “Estou na Peugeot desde 1995, foi Thierry Peugeot quem me contratou, e tenho muito orgulho do trabalho feito nos últimos três anos, desde que voltei ao Brasil. Ocorreu de maneira natural eu mesma ir ao mercado para apresentar a nova Peugeot”, explica.

Além dela, diz, colaboradores de áreas específicas da empresa também estarão na fase digital da campanha, que terá 10 vídeos, com formatos entre 45 segundos e um minuto e meio, para redes sociais. Esses filmetes têm o intuito de desmistificar determinados assuntos, como a qualidade dos produtos, desvalorização na revenda ou disponibilidade de peças. “Queremos fazer uma provocação mesmo. Reforçar, de maneira inovadora e contundente, o que as pesquisas demonstram”, argumenta a country manager, em relação ao padrão de excelência dos serviços da marca.

A Peugeot, que afirma ter crescido 10% em 2018 sobre o ano anterior, para 2019, prevê uma expansão de 15%. Questionada sobre os volumes pequenos da dupla Peugeot-Citroën, mesmo em relação a outro player francês, a Renault, Ana Theresa Borsari diz que o crescimento tem estado dentro das expectativas, pois o compromisso principal, desde as mudanças iniciadas em 2015, não era crescimento de share, mas a reconstrução da marca e de seu modelo de negócios. “O posicionamento da Peugeot é premium. Fazemos questão de trazer o melhor da tecnologia europeia. Não modificamos carros para o Brasil, eles vêm com tecnologia de ponta. Logo, não medimos as coisas pela quantidade, mas no qualitativo, por isso a obsessão com esse novo posicionamento”, reforça.

Principalmente após os lançamentos dos SUVs 3008 e 5008, diz Ana Theresa, a montadora passou a perceber a afluência de clientes que vêm do segmento premium, atraídos por qualidade tecnológica e design. Um fenômeno que, segundo ela, também ocorreu na Europa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf