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Comunicação

Rio é cenário de superprodução japonesa

Maior fabricante de cervejas daquele país lança campanha com temática carnavalesca


19 de junho de 2012 - 10h45

Três dias de produção e quatro mil figurantes. Os números são do comercial gravado no Rio de Janeiro para a cerveja japonesa Asahi Beer Super Dry, da Asahi Beer — fabricante líder no Japão. A superprodução foi rodada no Sambódromo carioca, com direção de Marcos Menescal, da Paradiso Films. Para protagonizar a campanha que entra no ar no fim do mês no Japão, a marca escalou o pop star Masaharu Fukuyama, um misto de cantor, produtor, compositor e ator, que atrai multidões em seu país.

O projeto consumiu um mês de trabalho conjunto da produtora brasileira e da agência Hakuhodo, segunda maior do ranking japonês — liderado pela Dentsu.­ O comercial contou com figurantes cedidos pela escola de samba Imperatriz Leo­poldinense, para que fosse reproduzido com a maior fidelidade possível um desfile de Carnaval na Sapucaí. Para dar veracidade à filmagem, o popstar japonês cantou do alto de um carro alegórico de 19 metros. Tahehiko Ishiara, gerente de publicidade da Asahi Beer, explica que o Brasil foi escolhido como cenário porque o anunciante deseja dar à campanha um clima de “paixão latina” e pretende superar a repercussão do seu comercial anterior, dirigido por Michael Bay, de blockbusters como Transformers, Armageddon e Pearl Harbor.

“O Brasil foi escolhido principalmente pelo clima quente e pelo povo, que também é muito caloroso. E o Rio de Janeiro, pela alegria de seu Carnaval. Queríamos que Masaharu Fukuyama aparecesse tomando uma cerveja gelada no meio da multidão. E esse tipo de imagem só pode ser obtido no Rio de Janeiro”, elogia Ishiara.

A opção pelo diretor brasileiro Marcos Menescal também está ligada ao objetivo de que o comercial passe ao público este clima típico do País. Ele foi selecionado após uma concorrência com outras produtoras, entre elas a O2 Filmes. “Optamos por um diretor brasileiro justamente para captar bem o espírito do País”, frisa Ishiara.

Olho no Brasil

O executivo do anunciante adianta que sua empresa pensa em trazer para o Brasil a Asahi Beer Super Dry, marca que é comercializada em 80 países. Entretanto, ressalva, ainda não há um plano concreto neste sentido. Ishiara considera que a vinda da concorrente Kirin para o Brasil, com a compra da Schincariol, é uma boa sinalização em vários segmentos. “As empresas japonesas estão de olho no Brasil, mas vir pra cá não é tão fácil. O mercado brasileiro de cerveja está crescendo, as perspectivas são muito boas, mas os consumidores preferem as marcas nacionais”, analisa. Ele observa ainda que o mercado brasileiro tem mais do que o dobro de marcas do Japão. “Outro aspecto importante é que a Asahi Beer Super Dry é uma cerveja refrescante, é fresh. O transporte do Japão para o Brasil demora e nós queremos ter a certeza de que isso não prejudicará a qualidade do produto”, conclui. A marca integra a categoria dry beer, ou cerveja seca, que tem a maior parte do açúcar convertido em álcool por meio de um longo processo de fermentação.

Atualmente, a Asahi Beer detém 50% de share no mercado japonês de cervejas, que possui quatro grandes fabricantes. Segundo Ishiara, o consumo de cervejas está caindo no seu país. “Por outro lado, as fabricantes japonesas estão expandindo suas operações no exterior”, explica. A Asahi Beer, por exemplo, já tem fábricas na China e na Coreia, além de filiais na Ásia, Oceania, América do Norte e Europa. 

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