Serena Williams divulga uso de canetas emagrecedoras
Tenista torna-se embaixadora da startup de saúde Ro e diz ter perdido 14 quilos com medicamento

(Crédito: Reprodução)
Serena Williams, um dos maiores nomes da história mundial do tênis, admitiu que fez uso de canetas emagrecedoras para perder peso – e, mais do que isso, tornou-se garota-propaganda de uma startup de serviços de saúde a Ro.
Nessa quinta-feira, 21, a estrela do tênis apareceu em uma campanha para destacar como o uso de medicamentos para perda de peso, como Wegovy, Ozempic e Zepbound, foi importante para seu emagrecimento.
A atleta diz, na campanha, que recorreu aos serviços da Ro, que oferece acesso a diversos medicamentos e tratamentos, após ter dificuldades para emagrecer após o parto.
De acordo com Williams, o uso de medicamento a auxiliou a eliminar 31 libras (o equivalente a 14 quilos). A atleta, no entanto, não revelou a marca da caneta emagrecedora que utilizou.
“Eu treinava no mais alto nível, tinha uma dieta limpa, me esforçava e ainda assim, depois de ter filhos, meu corpo simplesmente não respondia. Percebi que não era uma questão de força de vontade; era biológico. Meu corpo precisava do GLP-1 e de suporte clínico”, declarou Williams, em comunicado, referindo-se à classe de medicamentos injetáveis que tem, como proposta, auxiliar a perda de peso.
Endosso de celebridades como esse são uma maneira de as empresas de telemedicina aumentarem sua reputação em um momento em que estão em uma batalha acirrada por pacientes. A Ro e seus concorrentes nos Estados Unidos têm capitalizado sobre medicamentos emagrecedores, como o Zepbound. da Eli Lilly & Co. e o Wegovy da Novo Nordisk A/S, que ajudam as pessoas a se sentirem mais saciadas e a comerem menos.
A Ro oferece uma assinatura mensal nos EUA, que dá aos pacientes acesso a médicos virtuais que podem prescrever medicamentos e monitorar seu progresso.
Williams não é a primeira atleta a se juntar à Ro, uma empresa privada avaliada em cerca de US$ 7 bilhões. Em abril, a empresa contratou a lenda do basquete Charles Barkley para ser seu primeiro embaixador de pacientes, depois que seu peso se tornou uma piada constante em “Inside the NBA”, programa que ele coapresenta com Shaquille O’Neal.
A parceria com atletas de nível internacional também serve a outro propósito para a Ro, disse o CEO da empresa, Zachariah Reitano, em uma entrevista: ela desafia a concepção errada de que o peso é simplesmente uma questão de força de vontade ou autodisciplina. “Esta é uma prova poderosa de que esse não é o caso”, disse ele.
De muitas maneiras, a história de Williams é semelhante à de outros pacientes que sentem que tentaram todas as dietas e todos os regimes de exercício com pouco sucesso, disse Reitano.
“Não vi mais ninguém no nível dela vir a público para falar sobre isso, isso exige coragem”, disse ele. “Com o tempo, o que vai ressoar com as pessoas são histórias como esta.”
O marido de Williams, Alexis Ohanian, é um investidor na Ro e faz parte do conselho da empresa.
Ao contrário de alguns concorrentes, a Ro recuou na oferta dos chamados medicamentos compostos, que são medicamentos “genéricos” mais baratos permitidos durante a escassez de suprimentos dos emagrecedores.