Sprite desarma hater em novo experimento social
Iniciativa criada pela agência Santo utilizou inteligência artificial para identificar agressor mais raivoso

Cenas do filme “Facing a hater” (Crédito: reprodução/frame)
Se grande parte das marcas teme que alguma de suas iniciativas, produtos e serviços caiam na mira dos haters nesta era hiperconectada, outras têm utilizado justamente essa temática para construir algum ponto de comunicação. E é exatamente esse o movimento que a Sprite começou globalmente neste início do ano. E se a peça que abriu a campanha mostrava como o campeão mundial de pole dance, Alberto Del Campo, lidava com as críticas e o preconceito em torno da atividade, a nova etapa apresenta um experimento social.
No novo filme, também criado pela agência argentina Santo, um hater fica cara a cara com 100 pessoas que foram atacadas por ele com insultos nas redes sociais. Todas as vítimas usavam camisas com as palavras de ódio proferidas por esse homem, que segundo a marca não sabia o que aconteceria no experimento. Depois de narrarem em voz alta todos os insultos na frente do hater, eles o abraçaram e cantaram “All You Need is Love”, dos Beatles.
Ante da situação criada para o experimento, com a ajuda da agência Digitas Argentina, Sprite e Santo desenvolveram uma ferramenta com inteligência artificial para analisar temas e assuntos de maior agressividade. Mais que isso, eles utilizaram a tecnologia para descobrir quais eram os maiores agressores entre os seguidores da marca. O usuário mais raivoso (o mesmo da ação) atacou aproximadamente 565 pessoas em mais de mil tweets no ano passado.
A campanha também inclui um filme de bastidores. Nele, as vítimas descrevem o alívio e o orgulho que sentiram por participar da experiência. Além disso, o vídeo conta com uma declaração do próprio hater.