Surge a agência de ativação F 360
Os irmãos André e Marcel Figer se unem a Zaratin e Idel Arcuschin, sócio-diretor da Carta Editorial
Os irmãos André e Marcel Figer se unem a Zaratin e Idel Arcuschin, sócio-diretor da Carta Editorial
Robert Galbraith
18 de julho de 2011 - 8h31
O sobrenome Figer é uma referência no mundo do futebol. Wagner Zaratin criou há sete anos a 360º, uma das principais agências de ativação e marketing promocional do mercado brasileiro. Com a expansão dos horizontes do futebol como negócio, a demanda pela ativação de patrocínios não para de aproximar os dois universos. Este foi o contexto que juntou os irmãos André e Marcel Figer, Zaratin e Idel Arcuschin, sócio-diretor da Carta Editorial. Eles acabam de criar a F 360, agência de ativação que tem como proposta unir as especialidades de seus quatro sócios.
A nova empresa será montada na sede atual da 360º Comunicação, no Itaim Bibi, e absorverá todos os 40 funcionários e clientes da agência promocional de Zaratin. Além disso, receberá um reforço de 20 profissionais indicados pela Figer, agência de marketing esportivo que tem escritórios em São Paulo, Madri e Tóquio e continua levando vida independente da nova operação. “Diferentemente da maioria das fusões, está terá um incremento de pessoal e de despesas operacionais, já que vamos expandir nossa atuação”, afirma Zaratin, que terá 40% das ações da F 360 e será o principal executivo da operação. Os irmãos Figer ficam com 30%, mesma parcela de Arcuschin, sócio que será responsável pelos negócios em marketing cultural.
Entre os reforços da F 360 estão Rafael Zanette, indicado pela Figer como diretor sênior responsável pelo planejamento de marketing esportivo; e Ivan Arcuschin, filho de Idel, como diretor sênior no planejamento em marketing cultural. Zaratin afirma que a projeção de faturamento para o primeiro ano da F 360 é de R$ 70 milhões, o dobro da cifra declarada pela 360º Comunicação para o exercício de 2010. Os principais clientes fixos da nova agência são Itaú, Gafisa, Samsung e GVI, além dos inúmeros contratos job a job com marcas como Audi, Nike, Nextel e Claro.
Andre e Marcel Figer, filhos de Juan Figer — agente número 1 da Fifa com mais de mil transferências internacionais de jogadores no currículo, entre eles Zico e Maradona — esclarecem que darão jornada dupla na Figer e na F 360. “Nosso core business sempre foi o planejamento do uso do futebol como plataforma de comunicação. Não tínhamos interesse em nos tornar mais um player entre as agências de ativação, até porque não temos esse know-how”, frisa Marcel. Em 2006, a Figer já havia feito uma incursão pelo mercado promocional, através da Bigger, uma sociedade com Holding Clube, de José Victor Oliva. Entretanto, a parceria não deu certo e foi desfeita menos de um ano depois. Apesar da especialização em gestão de carreiras e transferências de atletas, a Figer traz no portfólio trabalhos realizados para Sony, Santander, Nike, Wizard, Basf e Unimed Rio.
Para Zaratin, as oportunidades no mercado de marketing esportivo não estão restritas às empresas que patrocinarão a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. “Todas as empresas vão querer se envolver com esses grandes eventos de alguma maneira. Nosso desafio será criar soluções que atendam a essa necessidade sem ferir os direitos dos patrocinadores oficiais”, afirma.
Wagner Zaratin fundou a 360º BTL em agosto de 2004, após integrar por oito anos a equipe da F/Nazca S&S, onde dirigiu o departamento de action marketing, responsável por projetos como o Skol Beats. Em 2008, ele vendeu 51% de sua agência para os seus ex-patrões Fabio Fernandes, Ivan Marques, Loy Barjas e Rodrigo Andrade, então sócios nacionais da F/Nazca (Andrade já não é mais acionista da agência de publicidade desde o ano passado e está hoje na equipe da Almap¬BBDO). Com o acordo, o quarteto inaugurou a holding Qu4tro, que pretendia atuar em áreas complementares à da publicidade, mas acabou se restringindo ao investimento na 360º. Os novos controladores designaram Marcos Lacerda como sócio-diretor da agência promocional. No fim de 2009, Lacerda seguiu para a presidência da Momentum. Com sua saída, Zaratin e os sócios da Qu4tro decidiram desfazer a associação. Nessa época, a 360° abandonou o sobrenome BTL, referência ao ultrapassado termo below the line, e passou a assinar 360º Comunicação, que usou até o mês passado, antes de ser absor¬vida pela nova F 360.
Compartilhe
Veja também
AliExpress celebra mês do orgulho geek em nova ação
Criada pela produtora Brick, campanha reúne cinco influenciadores para se vestirem como personagens icônicos da cultura pop
Luísa Perissé cria funk para apresentar o novo M&M’S Cookie
M&M’s apresenta edição limitada do snack com a influencer cantando "Hino da Biscoitagem"