WPP oficializa renúncia do CEO da JWT
Grupo anunciou Tamara Ingram como nova CEO da J. Walter Thompson em substituição a Gustavo Martinez
Grupo anunciou Tamara Ingram como nova CEO da J. Walter Thompson em substituição a Gustavo Martinez
Meio & Mensagem
17 de março de 2016 - 1h56
O WPP nomeou Tamara Ingram, então CCO do grupo, como CEO global da J. Walter Thompson em substituição a Gustavo Martinez que está sendo processado por acusações de ofensas racistas e sexistas a seus funcionários.
De acordo com nota divulgada pelo grupo, Martinez renunciou em comum acordo com a alta direção do grupo.
Tamara Ingram foi nomeada CCO da WPP em 2015. Sob sua supervisão esteve 45 equipes de contas globais, cerca de US$ 20 bilhões. No lugar de Ingram, assume George Rogers que acumulará a área de desenvolvimento de negócios globais da WPP.
Gustavo Martinez é alvo de um processo por racismo e ofensas sexuais nos Estados Unidos, na corte federal de Manhattan. A ação foi movida por Erin Johnson, chief communications officer do grupo.
De acordo com o Advertising Age, o processo relata que Erin, responsável por toda a área de relações públicas e comunicação interna e externa do grupo, não havia tido nenhum problema no trabalho até 2014, quando Martinez foi nomeado CEO global da J. Walter Thompson. A partir daí, segundo o processo, foi impossível dar continuidade à execução das atividades cotidianas devido aos incômodos com os insultos racistas e sexistas feitos constantemente pelo CEO.
Com a ação, Erin está pleiteando indenização por danos morais e ações punitivas para o executivo. O processo movido por ela alega que Martinez tinha o hábito de fazer comentários extremamente depreciativos e racistas, inclusive em conversas com funcionários da agência e até mesmo com um repórter.
Segundo o texto, “o CEO não hesitava em, na presença de qualquer funcionário e até mesmo de altos executivos da J.Walter Thompson, em proferir ofensas como ‘malditos judeus’, ‘macacos negros’, ‘macacos que não sabem usar computadores’, além de sugerir que estava em dúvidas sobre qual mulher de sua equipe poderia estuprar".
No último dia 16, o grupo WPP contratou os serviços de advogados externos para investigar o processo movido contra o CEO global da J. Walter Thompson, Gustavo Martinez. Em comunicado distribuído às lideranças do grupo, a holding de comunicação declara que decidiu contratar um grupo externo de advogados para conduzir as investigações acerca do processo de Erin Johnson, a líder global de comunicação e relações públicas da J.Walter Thompson.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público