As marcas mais amadas pelos brasileiros em 2025
Estudo da Ecglobal aponta as marcas líderes em engajamento e conexão emocional em 33 categorias de mercado
Em 2025, o estudo “As Marcas que Conquistaram o Brasil”, pesquisa anual da Ecglobal que identifica as marcas que se conectaram com os brasileiros e conquistaram seu engajamento, chega à sua 7ª edição. Ao todo, mais de 3.060 pessoas foram ouvidas entre os meses de julho e agosto de 2025, em todas as regiões do País, e 33 categorias de mercado foram analisadas.
Para entender o engajamento, o levantamento utiliza o Net Love Score, um indicador multidimensional projetado para capturar a complexidade da conexão emocional entre pessoas e marcas a partir de três componentes fundamentais: sua base de clientes, a performance dentro da categoria e sua representatividade na população.
Embora a metodologia permaneça inalterada na comparação com os anos anteriores, a revisão das categorias foi chave para algumas das principais mudanças do ranking geral de 2025. Em 2025, três categorias inteiramente novas foram adicionadas ao estudo. São elas: “bebidas destiladas”, “bebidas energéticas” e “utensílios domésticos”.
Além disso, um desmembramento foi aplicado em segmentos que exigiriam maior granularidade. Em alimentos, “bolos, pães e biscoitos doces” foram separados de “snacks e biscoitos salgados”, criando duas categorias distintas. O mesmo aconteceu com “molhos” e “condimentos e temperos” que, antes, eram analisadas juntas.
O segmento de cuidado e beleza, agora, conta com uma categoria individual para “maquiagem” e outra para “produtos para pele e corpo”. A categoria rede de restaurantes também foi dividida em “casuais” e “fast food”. Outra mudança foi a aglutinação de bancos tradicionais e digitais em uma categoria única, a de “bancos”.
Segundo a Ecglobal, a aglutinação foi necessária já que havia uma convergência de oferta e percepção por parte dos consumidores. Já o setor de “seguros”, que antes considerava apenas seguros para automóveis, foi ampliado para seguros em geral.
O ranking Top10
Com a entrada da categoria de utensílios domésticos, Tramontina se tornou a marca com melhor avaliação entre as mais de 500 avaliadas em 2025. A companhia registrou um Net Love Score de 127,0. Uma das fortalezas da marca seria seu desempenho dentro da categoria. Rochedo, concorrente direta que ocupa o segundo lugar do setor conta com um NLS de 22,6. Mais de cem pontos de diferença.
O estudo ainda propõe que Tramontina ocuparia um espaço simbólico no imaginário do consumidor, associada à tradição, qualidade e experiência de compartilhar momentos em família. Os índices de lealdade (72) e alcance (84,5) também justificariam a posição.
IFood, que liderou o ranking nos últimos três anos, alcançou um Net Love Score de 106,2. Em sua categoria, ela segue à frente dos concorrentes diretos Zé Delivery (30,2) e 99Food (16,2). Na série histórica, no entanto, IFood já teve picos mais altos de conexão com o consumidor com NLS de 114, em 2024, e 111,5, em 2023. Coca-Cola (101,3), Havaianas (96,4), Uber (96,1) completam as cinco marcas com melhor avaliação do estudo.
Outra categoria estreante, a de bebidas energéticas, fez Red Bull alcançar a sexta posição no ranking com um NLS de 88,8. Quem também apareceu pela primeira vez no Top 10 foi a plataforma de e-commerce Shopee, que divide a 10ª posição com Hellmann’s, em um empate técnico. Shopee conquistou um Net Love Score de 77,8 e Hellmann’s 77,7. Uma diferença de 0,1 ponto, dentro da margem de erro do estudo. Assim, as duas marcas dividem a 10ª colocação.
A ascensão de Shopee representa uma mudança na categoria de e-commerce e marketplace. No ano passado, o setor era liderado por Amazon com Shopee na terceira colocação. Em contrapartida, Samsung que figurava no ranking geral desde 2022, agora, ocupa a 16ª posição com um NLS de 72,4. Confira abaixo o ranking geral e as marcas líderes em cada uma das 33 categorias analisadas:
| Top 10 Love Brands | ||
| Posição | Marca | Pontuação |
| 1º | Tramontina | 127 |
| 2º | iFood | 106,2 |
| 3º | Coca-Cola | 101,3 |
| 4º | Havaianas | 96,4 |
| 5º | Uber | 96,1 |
| 6º | Red Bull | 88,8 |
| 7º | 85,8 | |
| 8º | Nestlé | 85,2 |
| 9º | Netflix | 80,9 |
| 10 | Shopee | 77,8 |
| 10º | Hellmann’s | 77,7 |
| Posição | Marca |
| Alimentos | |
| Bolos, Pães e Biscoitos Doces | |
| 1º | Bauducco |
| 2º | Nestlé |
| 3º | Oreo |
| Carnes e Derivados | |
| 1º | Sadia |
| 2º | Perdigão |
| 3º | Seara |
| Laticíneos | |
| 1º | Nestlé |
| 2º | Danone |
| 3º | Piracanjuba |
| Snacks e Biscoitos Salgados | |
| 1º | Ruffles |
| 2º | Doritos |
| 3º | Cheetos |
| Aplicativo de Mobilidade | |
| 1º | Uber |
| 2º | 99 |
| 3º | BlaBla Car |
| Aplicativo de Serviço de Entrega | |
| 1º | iFood |
| 2º | Zé Delivery |
| 3º | 99 Food |
| Automóveis | |
| 1º | Toyota |
| 2º | Volkswagen |
| 3º | Chevrolet/GM |
| Bancos | |
| 1º | Itaú |
| 2º | Nubank |
| 3º | Bradesco |
| Bebidas | |
| Cervejas | |
| 1º | Heineken |
| 2º | Budweiser |
| 3º | Stella Artois |
| Destilados | |
| 1º | Smirnoff |
| 2º | Jack Daniel’s |
| 3º | Johnnie Walker |
| Energéticas | |
| 1º | Red Bull |
| 2º | Monster Energy |
| 3º | TNT |
| Refrigerantes | |
| 1º | Coca-Cola |
| 2º | Guaraná Antarctica |
| 3º | Fanta |
| Celulares | |
| 1º | Samsung |
| 2º | Apple |
| 3º | Motorola |
| Chocolates | |
| 1º | Cacau Show |
| 2º | Nestlé |
| 3º | Lacta |
| Condimentos e Temperos | |
| 1º | Sazon |
| 2º | Knorr |
| 3º | Maggi |
| Cuidado e Beleza | |
| Maquiagem | |
| 1º | Make. B. |
| 2º | Intense |
| 3º | L’Oréal Paris |
| Produtos para pele e corpo | |
| 1º | O Boticário |
| 2º | Natura |
| 3º | Nivea |
| E-commerce/Marketplace | |
| 1º | Shopee |
| 2º | Amazon |
| 3º | Mercado Livre |
| Eletrodomésticos | |
| 1º | Samsung |
| 2º | Brastemp |
| 3º | Electrolux |
| Lojas de Roupas/Vestuário | |
| 1º | Renner |
| 2º | Riachuelo |
| 3º | Shein |
| Molhos | |
| 1º | Hellmann’s |
| 2º | Heinz |
| 3º | Hemmer |
| Produtos para cuidar do cabelo | |
| 1º | Elseve |
| 2º | Dove |
| 3º | Pantene |
| Produtos para lavar/Cuidar da roupa | |
| 1º | Omo |
| 2º | Downy |
| 3º | Comfort |
| Produtos para a a limpeza do lar | |
| 1º | Veja |
| 2º | Ypê |
| 3º | Cif |
| Rede de Restaurantes | |
| Casuais | |
| 1º | Outback |
| 2º | Coco Bambu |
| 3º | Madero |
| Fast Food | |
| 1º | Mc Donald’s |
| 2º | Burguer King |
| 3º | Subway |
| Redes Sociais | |
| 1º | |
| 2º | YouTube |
| 3º | |
| Sapatos/Sandálias Chinelios | |
| 1º | Havaianas |
| 2º | Moleca |
| 3º | Vizzano |
| Seguros | |
| 1º | Porto Seguro |
| 2º | Bradesco Seguros |
| 3º | Allianz |
| Serviços de Streaming Video | |
| 1º | Netflix |
| 2º | YouTube |
| 3º | Prime Video |
| Sorvetes | |
| 1º | Kibon |
| 2º | Nestlé |
| 3º | Bacio Di Latte |
| Tênis/Calcados Esportivos | |
| 1º | Nike |
| 2º | Adidas |
| 3º | Olympukus |
| Utensílios Domésticos | |
| 1º | Tramontina |
| 2º | Rochedo |
| 3º | Plasútil |
Como é feito o estudo?
Para compreender os fatores que determinam a conexão emocional com uma marca, a Ecglobal, human-tech brasileira que integra o ecossistema Haus, do Grupo Stefanini, desenvolveu, em 2019, o indicador NLS (Net Love Score), que varia de -100 (menos cem) pontos a +200 (mais duzentos) pontos, levando em consideração os seguintes critérios: intensidade do amor à marca; preferência, questionada aos usuários que amam mais de uma marca na mesma categoria; fidelidade, referente aos usuários que amam apenas uma única marca na categoria; e amplitude, considerando o alcance da marca diante do total de usuários da categoria em que ela compete.
O estudo 100% online foi feito nos meses de julho e agosto, com dados de 3.066 homens e mulheres de todo o Brasil, das classes A, B e C e pertencentes às gerações X, Y e Z. Os participantes, que integram o painel de consumidores da Ecglobal, onde há mais de 1 milhão de brasileiros cadastrados, foram convidados a classificar suas marcas favoritas em 33 categorias de produtos e serviços, através de questionários quantitativos estruturados e metodologias de imersão qualitativa.