Drops Agências & Anunciantes

As marcas mais amadas pelos brasileiros em 2025

Estudo da Ecglobal aponta as marcas líderes em engajamento e conexão emocional em 33 categorias de mercado

i 30 de setembro de 2025 - 6h01

Em 2025, o estudo “As Marcas que Conquistaram o Brasil”, pesquisa anual da Ecglobal que identifica as marcas que se conectaram com os brasileiros e conquistaram seu engajamento, chega à sua 7ª edição. Ao todo, mais de 3.060 pessoas foram ouvidas entre os meses de julho e agosto de 2025, em todas as regiões do País, e 33 categorias de mercado foram analisadas.

As marcas mais amadas
Com a entrada da categoria “utensílios domésticos”, Tramontina se tornou a marca com maior NLS (Crédito: Divulgação)

Para entender o engajamento, o levantamento utiliza o Net Love Score, um indicador multidimensional projetado para capturar a complexidade da conexão emocional entre pessoas e marcas a partir de três componentes fundamentais: sua base de clientes, a performance dentro da categoria e sua representatividade na população.

Embora a metodologia permaneça inalterada na comparação com os anos anteriores, a revisão das categorias foi chave para algumas das principais mudanças do ranking geral de 2025. Em 2025, três categorias inteiramente novas foram adicionadas ao estudo. São elas: “bebidas destiladas”, “bebidas energéticas” e “utensílios domésticos”.

Além disso, um desmembramento foi aplicado em segmentos que exigiriam maior granularidade. Em alimentos, “bolos, pães e biscoitos doces” foram separados de “snacks e biscoitos salgados”, criando duas categorias distintas. O mesmo aconteceu com “molhos” e “condimentos e temperos” que, antes, eram analisadas juntas.

O segmento de cuidado e beleza, agora, conta com uma categoria individual para “maquiagem” e outra para “produtos para pele e corpo”. A categoria rede de restaurantes também foi dividida em “casuais” e “fast food”. Outra mudança foi a aglutinação de bancos tradicionais e digitais em uma categoria única, a de “bancos”.

Segundo a Ecglobal, a aglutinação foi necessária já que havia uma convergência de oferta e percepção por parte dos consumidores. Já o setor de “seguros”, que antes considerava apenas seguros para automóveis, foi ampliado para seguros em geral.

O ranking Top10

Com a entrada da categoria de utensílios domésticos, Tramontina se tornou a marca com melhor avaliação entre as mais de 500 avaliadas em 2025. A companhia registrou um Net Love Score de 127,0. Uma das fortalezas da marca seria seu desempenho dentro da categoria. Rochedo, concorrente direta que ocupa o segundo lugar do setor conta com um NLS de 22,6. Mais de cem pontos de diferença.

O estudo ainda propõe que Tramontina ocuparia um espaço simbólico no imaginário do consumidor, associada à tradição, qualidade e experiência de compartilhar momentos em família. Os índices de lealdade (72) e alcance (84,5) também justificariam a posição.

IFood, que liderou o ranking nos últimos três anos, alcançou um Net Love Score de 106,2. Em sua categoria, ela segue à frente dos concorrentes diretos Zé Delivery (30,2) e 99Food (16,2). Na série histórica, no entanto, IFood já teve picos mais altos de conexão com o consumidor com NLS de 114, em 2024, e 111,5, em 2023. Coca-Cola (101,3), Havaianas (96,4), Uber (96,1) completam as cinco marcas com melhor avaliação do estudo.

Outra categoria estreante, a de bebidas energéticas, fez Red Bull alcançar a sexta posição no ranking com um NLS de 88,8. Quem também apareceu pela primeira vez no Top 10 foi a plataforma de e-commerce Shopee, que divide a 10ª posição com Hellmann’s, em um empate técnico. Shopee conquistou um Net Love Score de 77,8 e Hellmann’s 77,7. Uma diferença de 0,1 ponto, dentro da margem de erro do estudo. Assim, as duas marcas dividem a 10ª colocação.

A ascensão de Shopee representa uma mudança na categoria de e-commerce e marketplace. No ano passado, o setor era liderado por Amazon com Shopee na terceira colocação. Em contrapartida, Samsung que figurava no ranking geral desde 2022, agora, ocupa a 16ª posição com um NLS de 72,4. Confira abaixo o ranking geral e as marcas líderes em cada uma das 33 categorias analisadas:

Top 10 Love Brands
Posição Marca Pontuação
Tramontina 127
iFood 106,2
Coca-Cola 101,3
Havaianas 96,4
Uber 96,1
Red Bull 88,8
WhatsApp 85,8
Nestle 85,2
Netflix 80,9
10 Shopee 77,8
10º Hellmann’s 77,7
Posição Marca
Alimentos
Bolos, Pães e Biscoitos Doces
Bauducco
Nestlé
Oreo
Carnes e Derivados
Sadia
Perdigão
Seara
Laticíneos
Nestlé
Danone
Piracanjuba
Snacks e Biscoitos Salgados
Ruffles
Doritos
Cheetos
Aplicativo de Mobilidade
Uber
99
BlaBla Car
Aplicativo de Serviço de Entrega
iFood
Zé Delivery
99 Food
Automóveis
Toyota
Volkswagen
Chevrolet/GM
Bancos
Itaú
Nubank
Bradesco
Bebidas
Cervejas
Heineken
Budweiser
Stella Artois
Destilados
Smirnoff
Jack Daniel’s
Jonnie Walker
Energéticas
Red Bull
Monster Energy
TNT
Refrigerantes
Coca-Cola
Guaraná Antarctica
Fanta
Celulares
Samsung
Apple
Motorola
Chocolates
Cacau Show
Nestlé
Lacta
Condimentos e Temperos
Sazon
Knorr
Maggi
Cuidado e Beleza
Maquiagem
Make. B.
Intense
L’oreal Paris
Produtos para pele e corpo
O Boticário
Natura
Nivea
E-commerce/Marketplace
Shopee
Amazon
Mercado Livre
Eletrodomésticos
Samsung
Brastemp
  Electrolux
Lojas de Roupas/Vestuário
Renner
Riachuelo
Shein
Molhos
Hellmann’s
Heinz
Hemmer
Produtos para cuidar do cabelo
Elseve
Dove
Pantene
Produtos para lavar/Cuidar da roupa
Omo
Downy
Comfort
Produtos para a a limpeza do lar
Veja
Ypê
Cif
Rede de Restaurantes
Casuais
Outback
Coco Bambu
Madero
Fast Food
Mc Donald’s
Burguer King
Subway
Redes Sociais
WhatsApp
YouTube
Instagram
Sapatos/Sandálias Chinelios
Havaianas
Moleca
Vizzano
Seguros
Porto Seguro
Bradesco Seguros
Allianz
Serviços de Streaming Video
Netflix
YouTube
Prime Video
Sorvetes
Kibon
Nestlé
Bacio Di Latte
Tênis/Calcados Esportivos
Nike
Adidas
Olympicus
Utensilios Domesticos
Tramontina
Rochedo
Plasútil

Como é feito o estudo? 

Para compreender os fatores que determinam a conexão emocional com uma marca, a Ecglobal, human-tech brasileira que integra o ecossistema Haus, do Grupo Stefanini, desenvolveu, em 2019, o indicador NLS (Net Love Score), que varia de -100 (menos cem) pontos a +200 (mais duzentos) pontos, levando em consideração os seguintes critérios: intensidade do amor à marca; preferência, questionada aos usuários que amam mais de uma marca na mesma categoria; fidelidade, referente aos usuários que amam apenas uma única marca na categoria; e amplitude, considerando o alcance da marca diante do total de usuários da categoria em que ela compete.

O estudo 100% online foi feito nos meses de julho e agosto, com dados de 3.066 homens e mulheres de todo o Brasil, das classes A, B e C e pertencentes às gerações X, Y e Z. Os participantes, que integram o painel de consumidores da Ecglobal, onde há mais de 1 milhão de brasileiros cadastrados, foram convidados a classificar suas marcas favoritas em 33 categorias de produtos e serviços, através de questionários quantitativos estruturados e metodologias de imersão qualitativa.