Assinar

Top 50 agências respondem por 40% do mercado

Buscar
Dropsaea

Top 50 agências respondem por 40% do mercado

Grupo das principais empresas de publicidade do País movimentou R$ 34,5 bilhões em compra de mídia em 2024, alta de 12,7%, segundo dados da Kantar Ibope Media publicados com exclusividade por Meio & Mensagem


27 de maio de 2025 - 6h08

Onwards and Upwards, Path to Success, Man Walking on Arrow, Career Growth and Success, 3D render
Maiores agências do País movimentaram R$ 34,5 bilhões em compra de mídia em 2024 (crédito: shutterstock)

As 50 maiores agências de publicidade foram responsáveis por 40% da compra de mídia feita via agências no mercado brasileiro em 2024. Ao todo, o grupo movimentou mais de R$ 34,5 bilhões, o que representou incremento de 12,7%. Os dados são da Kantar Ibope Media, publicados com exclusividade por Meio & Mensagem.

Para chegar ao valor, a partir da base de dados disponibilizada pela Cenp-Meios, a Kantar Ibope Media faz um exercício extra, norteado pelos seus estudos de Advertising Intelligence, e atribui faixas de faturamento para cada grupo de dez agências citadas. Veja tabela abaixo.

Movimentações do ranking

Pelo segundo ano consecutivo, a Mediabrands, operação especializada em mídia do Interpublic Groupe (IPG), alcançou a liderança do ranking do Cenp-Meios das agências que mais compraram mídia. Já a EssenceMediacom, uma das operações do WPP dedicada a entregas de mídia, que havia saltado 12 posições no ranking passado até a quinta colocação, na edição atual caiu para o décimo posto.

BETC Havas, em segundo lugar, e WMcCann, em quarto, mantiveram suas posições no Top 5. As novidades no topo da lista ficaram por conta da Galeria, que passou da sexta colocação para a terceira, e da Africa, que avançou da oitava para a quinta posição.

Já a VML saiu da 10ª para a 13ª posição. Entretanto, é preciso considerar que o resultado seria outro caso estivesse somado o resultado da Wunderman Thompson, que aparece em 20º lugar. As duas agências se fundiram em 2024, mas a compra de mídia seguiu sendo feita por dois CNPJs diferentes durante o ano passado. A Ogilvy, que foi 11ª no ano anterior, aparece, desta vez, na nona posição.

Avanços, quedas e entrantes

A Wieden + Kennedy, com 16 posições, foi a agência que mais avançou no ranking das 50 maiores compradoras de mídia: passou da 33ª para a 17ª colocação. A DM9, por sua vez, saltou 11 postos, indo de 37ª para 26ª, enquanto a Streetwise pulou dez posições, subindo do 47º para o 37º lugar. Já iD/TBWA (21ª posição), GUT (23ª), iProspect (31ª) e Leiaute (50ª) ingressaram na lista das 50 maiores relativa ao ano de 2024.

Por outro lado, as agências que mais perderam espaço na lista foram: Debrito Propaganda, que passou do 30º para o 43º lugar; Jüssi, do 28º para o 40º; Greenz, do 36º para o 44º; Grey, do 22º para o 30º; FCB, do 25º para o 32º; Cheil, do 27º para o 34º; Paim, do 29º para o 36º; G/Pac, do 38º para o 45º; e Ideia 3, do 39º para o 46º lugar.

Assinante de Meio & Mensagem pode acessar o conteúdo do especial Agências & Anunciantes aqui.

 

As 50 maiores agências de publicidade em compra de mídia em 2024
2024 Agência Variação Valor médio estimado por agência em 2024 Valor médio estimado por agência em 2023 Variação do valor médio Share de mercado por grupo de agências
1 Mediabrands Média de
R$ 1,7 bilhão
por agência
Média de
R$ 1,6 bilhão
por agência
6,3% 20%
2 Betc Havas
3 Galeria
4 WMccann
5 Africa
6 AlmapBBDO
7 Publicis
8 Artplan
9 Ogilvy
10 EssenceMediacom
11 Talent Média de
R$ 939 milhões por agência
Média de
R$ 747 milhões por agência
25,7% 10,9%
12 DPZ
13 VML
14 Suno United Creators
15 Leo
16 WE
17 Wieden + Kennedy
18 David
19 Lew’Lara/TBWA
20 Wunderman Thompson
21 iD/TBWA * Média de
R$ 384 milhões por agência
Média de
R$ 292 milhões por agência
45,2% 4,4%
22 Propeg
23 GUT *
24 Calia
25 Fbiz
26 DM9
27 Nova
28 Agência Nacional
29 Tech And Soul
30 Grey
31 iProspect * Média de
R$ 316 milhões por agência
Média de
R$ 308 milhões por agência
2,6% 3,3%
32 FCB
33 CP+B
34 Cheil
35 Dentsu
36 Paim Comunicação
37 Streetwise
38 LVL
39 OpusMúltipla
40 Jüssi
41 Binder Média de
R$ 138 milhões por agência
Média de
R$ 107 milhões por agência
29% 1,4%
42 Mene & Portella
43 Debrito Propaganda
44 Greenz
45 G/PAC
46 Agência Um
47 Agencia Um
48 Babel Azza
49 **
50 Leiaute *
Soma das agências mencionadas R$ 34.552.819.594 R$ 30.648.717.107 12,7% 40%

Fontes: Ranking de Agências: CENP-Meios
Informações complementares: Kantar IBOPE Media – Advertising Intelligence
*não estava no ranking em 2023 ** Agência optou por não figurar no ranking de 2024 elaborado pelo CENP-Meios

 

Publicidade

Compartilhe