Grupo das principais empresas de publicidade do País movimentou R$ 34,5 bilhões em compra de mídia em 2024, alta de 12,7%, segundo dados da Kantar Ibope Media publicados com exclusividade por Meio & Mensagem
Maiores agências do País movimentaram R$ 34,5 bilhões em compra de mídia em 2024 (crédito: shutterstock)
As 50 maiores agências de publicidade foram responsáveis por 40% da compra de mídia feita via agências no mercado brasileiro em 2024. Ao todo, o grupo movimentou mais de R$ 34,5 bilhões, o que representou incremento de 12,7%. Os dados são da Kantar Ibope Media, publicados com exclusividade por Meio & Mensagem.
Para chegar ao valor, a partir da base de dados disponibilizada pela Cenp-Meios, a Kantar Ibope Media faz um exercício extra, norteado pelos seus estudos de Advertising Intelligence, e atribui faixas de faturamento para cada grupo de dez agências citadas. Veja tabela abaixo.
Movimentações do ranking
Pelo segundo ano consecutivo, a Mediabrands, operação especializada em mídia do Interpublic Groupe (IPG), alcançou a liderança do ranking do Cenp-Meios das agências que mais compraram mídia. Já a EssenceMediacom, uma das operações do WPP dedicada a entregas de mídia, que havia saltado 12 posições no ranking passado até a quinta colocação, na edição atual caiu para o décimo posto.
BETC Havas, em segundo lugar, e WMcCann, em quarto, mantiveram suas posições no Top 5. As novidades no topo da lista ficaram por conta da Galeria, que passou da sexta colocação para a terceira, e da Africa, que avançou da oitava para a quinta posição.
Já a VML saiu da 10ª para a 13ª posição. Entretanto, é preciso considerar que o resultado seria outro caso estivesse somado o resultado da Wunderman Thompson, que aparece em 20º lugar. As duas agências se fundiram em 2024, mas a compra de mídia seguiu sendo feita por dois CNPJs diferentes durante o ano passado. A Ogilvy, que foi 11ª no ano anterior, aparece, desta vez, na nona posição.
Avanços, quedas e entrantes
A Wieden + Kennedy, com 16 posições, foi a agência que mais avançou no ranking das 50 maiores compradoras de mídia: passou da 33ª para a 17ª colocação. A DM9, por sua vez, saltou 11 postos, indo de 37ª para 26ª, enquanto a Streetwise pulou dez posições, subindo do 47º para o 37º lugar. Já iD/TBWA (21ª posição), GUT (23ª), iProspect (31ª) e Leiaute (50ª) ingressaram na lista das 50 maiores relativa ao ano de 2024.
Por outro lado, as agências que mais perderam espaço na lista foram: Debrito Propaganda, que passou do 30º para o 43º lugar; Jüssi, do 28º para o 40º; Greenz, do 36º para o 44º; Grey, do 22º para o 30º; FCB, do 25º para o 32º; Cheil, do 27º para o 34º; Paim, do 29º para o 36º; G/Pac, do 38º para o 45º; e Ideia 3, do 39º para o 46º lugar.
Assinante de Meio & Mensagem pode acessar o conteúdo do especial Agências & Anunciantes aqui.
As 50 maiores agências de publicidade em compra de mídia em 2024
2024
Agência
Variação
Valor médio estimado por agência em 2024
Valor médio estimado por agência em 2023
Variação do valor médio
Share de mercado por grupo de agências
1
Mediabrands
Média de R$ 1,7 bilhão por agência
Média de R$ 1,6 bilhão por agência
6,3%
20%
2
Betc Havas
3
Galeria
4
WMccann
5
Africa
6
AlmapBBDO
7
Publicis
8
Artplan
9
Ogilvy
10
EssenceMediacom
11
Talent
Média de R$ 939 milhões por agência
Média de R$ 747 milhões por agência
25,7%
10,9%
12
DPZ
13
VML
14
Suno United Creators
15
Leo
16
WE
17
Wieden + Kennedy
18
David
19
Lew’Lara/TBWA
20
Wunderman Thompson
21
iD/TBWA
*
Média de R$ 384 milhões por agência
Média de R$ 292 milhões por agência
45,2%
4,4%
22
Propeg
23
GUT
*
24
Calia
25
Fbiz
26
DM9
27
Nova
28
Agência Nacional
29
Tech And Soul
30
Grey
31
iProspect
*
Média de R$ 316 milhões por agência
Média de R$ 308 milhões por agência
2,6%
3,3%
32
FCB
33
CP+B
34
Cheil
35
Dentsu
36
Paim Comunicação
37
Streetwise
38
LVL
39
OpusMúltipla
40
Jüssi
41
Binder
Média de R$ 138 milhões por agência
Média de R$ 107 milhões por agência
29%
1,4%
42
Mene & Portella
43
Debrito Propaganda
44
Greenz
45
G/PAC
46
Agência Um
47
Agencia Um
48
Babel Azza
49
**
50
Leiaute
*
Soma das agências mencionadas
R$ 34.552.819.594
R$ 30.648.717.107
12,7%
40%
Fontes: Ranking de Agências: CENP-Meios Informações complementares: Kantar IBOPE Media – Advertising Intelligence *não estava no ranking em 2023 ** Agência optou por não figurar no ranking de 2024 elaborado pelo CENP-Meios