Prêmio: Shortlist Categoria: Eletrônicos e Bens DuráveisCase: Samsung Galaxy A – Campanha DigitalAnunciante: Samsung ElectronicsAgência: MutatoAgências envolvidas: Cheil Brasil, Spark | Influencer Marketing, Cadastra
Com foco na Geração Z, o Galaxy A foi lançado com uma campanha construída em cima de signos dessa geração, com muitas referências ao universo “TikToker”. Para construir awareness, o conceito global proposto foi “Awesome is for everyone” – criando um reforço de lembrança de A em “Awesome”. O TVC traz, além da edição lúdica e divertida, uma música que é um verdadeiro jingle sobre as features de destaque da linha: “awesome screen, awesome camera, long lasting battery life”. A letra foi pensada endereçando os principais atributos que o consumidor valoriza na hora de escolher um smartphone: câmera, bateria e tamanho de tela. Outras features foram trabalhadas em pílulas menores, com edição, trilha e letras igualmente divertidas e que ressaltavam as qualidades do aparelho.
Nosso maior desafio como agência era localizar o conceito e a campanha de forma que criasse uma conexão verdadeira com o público brasileiro. Depois de uma extensa pesquisa sobre expressões relevantes para o target, e que começassem com a letra A, chegamos na proposta de “Absurdamente Galaxy”. O termo “absurdo” era perfeito para tangibilizar a ousadia da linguagem visual da campanha e reforçar lembrando de Galaxy A. Partimos então para o segundo desafio: como traduzir um TVC e demais pílulas de forma que as letras e os ritmos das músicas gerassem identificação com a Geração Z brasileira?
Fomos pesquisar quem era o artista e o hit musical do momento e chegamos no nome de Pedro Sampaio. Traduzimos as letras do TVC, seguindo a mesma intenção original, para: “câmera absurda, tela absurda, bateria que dura demais”. O ritmo? Brega funk. O DJ Pedro Sampaio produziu a música e rapidamente virou um verdadeiro hit. As pílulas também ganharam versões com letras em português e ritmos que estavam “bombando” por aqui, como funk rave e rap acústico.
Além de Youtube, Facebook e Instagram para os formatos de vídeo, a campanha ganhou um peso ainda maior com formatos inovadores. Patrocinamos 3 desafios no TikTok, cada um destacando uma das features principais do produto e baseados nas músicas de suas pílulas. Parte do time de influenciadores da Samsung ajudou na divulgação, como Maisa e Juju Franco. Os desafios eram totalmente relacionados ao benefício da feature de forma lúdica e fácil de participar. Criamos também uma série de filtros AR para o Instagram Stories usando elementos da campanha. Esses ícones ainda viraram gifs e stickers para Whatsapp. E uma campanha tão musical também merecia um álbum exclusivo no Spotify.
Agência: MutatoAgências envolvidas: Cheil Brasil, Spark | Influencer Marketing, CadastraAnunciante: Samsung Electronics Responsável pela peça (Agência): Juliana Morganti, Strategy Director
Responsável pela aprovação (Anunciante): Camilo Roman Cepeda, Marketing VP
Head of Account and Brand Leader: Thiago Galdi, Mutato Entretenimento
Planning Director: Juliana Morganti, Mutato Entretenimento
Media Director: Junior Freitas, Mutato Entretenimento
Creative Director: Pedro Menezes, Mutato Entretenimento
Account Director: Camila RIbeiro, Mutato Entretenimento
Sr. Marketing Director (até Julho 2020): Loredana Sarcinella, Samsung Electronics
Marketing Communication Manager: Paola Godoy, Samsung Electronics
Marketing Communication Supervisor: Camila Izabel, Samsung Electronics
Digital Marketing Supervisor: Juliano Fortini, Samsung Electronics
Social and Influencer Marketing Supervisor: Jean Mendes, Samsung Electronics
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