Cris Camargo deixará IAB Brasil após 11 anos
Executiva ainda permanecerá no conselho da entidade, que abre processo para buscar novo CEO
CEO do IAB Brasil desde 2015, e com um total de onze anos dedicados à entidade, Cris Camargo está preparando sua saída da associação, voltada à publicidade digital.

Cris Camargo se prepara para deixar o IAB-Brasil em outubro; atual CEO da entidade auxiliará, também, na escolha de seu substituto (Crédito: Divulgação)
Deixar o IAB é uma decisão pessoal de Cris, que foi tomada ainda no período da pandemia de Covid-19, mas acabou sendo protelada, segundo a executiva, pelas boas relações e apego ao trabalho construído pela associação.
“Minha trajetória no IAB é uma construção da qual muito me orgulho. Minha decisão foi tomada há algum tempo, pelo desejo que senti de voltar a trabalhar com projetos de marcas e anunciantes, como já construí ao longo da carreira”, relembra Cris, em conversa com a reportagem de Meio & Mensagem.
Ao tomar a decisão de encerrar a trajetória, Cris conta que conversou com a diretoria do IAB para planejar um período de transição, que deve se estender até outubro, quando a executiva acredita que conseguirá finalizar as entregas e projetos que havia assumindo junto à entidade.
“A partir de outubro, passo a integrar o Conselho do IAB. Quis fazer esse processo com muita transparência e segurança para não atrapalhar nada da obra que construímos ao longo desse período de gestão, que colocou o IAB em um patamar diferente no mercado. E não me desligarei totalmente, já que sigo no Conselho”, avalia.
A respeito do legado deixado no IAB, Cris avalia cita a influência conquistada perante o mercado e, principalmente, a visão de que a organização precisa ser plural e representar essencialmente os anseios e debates de toda a publicidade digital.
A CEO do IAB elenca três pontos principais de transformação da entidade ao longo dos últimos anos e que acredita que continuam como legado: “a percepção do IAB como uma organização de governança evolutiva, sem comitês fixos e que são criados de acordo com a evolução do mercado; a criação de metas e planejamento para toda a organização e o entendimento de que o IAB é uma entidade técnica que pode dar suporte para as esferas políticas tomarem decisões”, explica.
A respeito de seus novos planos, Cris revela que pretende seguir na área de tecnologia, principalmente em projetos ou empresas que consigam utilizá-la para alcançar algum propósito ou impacto social.
A nova liderança do IAB Brasil
Durante os próximos meses, Cris Camargo terá a missão de particpar, inclusive, na busca por um novo profissional para ocupar o posto de CEO. Ela conta que a entidade dará início, a partir de agora, à uma busca no mercado.
“Por mais que o trabalho seja incrível, não é algo simples dirigir uma entidade. Queremos selecionar pessoas que tenham entendimento das habilidades de tecnologia e do mercado e ajudá-la aprimorando os conhecidos sobre a rotina da entidade, dos comitês e do trabalho”, adianta.
“O IAB Brasil é uma instituição de processos sólidos e um alto nível de compliance, preparada para atender às demandas do mercado. A transição de Cristiane Camargo será feita de forma tranquila, em um processo estruturado que já foi iniciado e deverá se estender até o fim de setembro”, complementa Ana Moises, presidente do IAB Brasil desde fevereiro de 2024.