Gente

Raul Santahelena ingressa no marketing da XP Inc.

Profissional havia deixado o Itaú e agora, no cargo de sócio-diretor de marca, comunicação, mídia e patrocínio, responderá ao CMO Lisandro Lopez

i 1 de agosto de 2025 - 6h00

Raul Santahelena, sócio-diretor de marca, comunicação, mídia e patrocínio da XP Inc

Raul Santahelena, sócio-diretor de marca, comunicação, mídia e patrocínio da XP Inc (Créd. Divulgação/Rodrigo Rodriggs)

A partir de 15 de agosto, Raul Santahelena assumirá o cargo de sócio-diretor de marca, comunicação, mídia e patrocínio da XP Inc.

Ele havia deixado o Itaú em abril, onde era head de estratégia, narrativa e imagem. Santahelena, que antes do Itaú esteve por 16 anos na Petrobras, conta que, em princípio, não considerava permanecer no segmento financeiro e até estava em conversas avançadas com marcas de outros setores. No entanto, afirma que ao ter conversas com executivos da XP Inc, entre os quais o fundador Guilherme Benchimol e o CEO Thiago Maffra, além do CMO, Lisandro Lopez, foi atraído “pelo alto nível de ambição e arrojo” da instituição.

“Eu já tinha estudado muito a XP, como concorrente. Sempre admirei a marca por esse perfil arrojado dos sócios e pelo fato de o negócio ter começado pela educação. Esse apetite por disruptar o segmento financeiro e a relação dos brasileiros com o dinheiro e os investimentos me conquistou”, argumenta.

Com isso, diz, suas grandes missões são aprimorar na XP — que já tem, segundo ele, growth e performance rodando “no estado da arte” — uma operação integrada de consumer market insights (CMI) e criarem, juntos, uma inteligência de marca bem sustentada e atrelada a negócios.

Além disso, cuidar da construção de marca à luz dos desafios do próximo triênio, ajudando no reposicionamento de marca, conferindo mais consistência conceitual e estratégica a produtos e serviços, ou seja, tornar a marca clara e distintiva na cabeça dos clientes. “E, para isso, terei as ferramentas nas mãos: marca, comunicação, mídia e patrocínio. Com o Lisandro, vamos definir um plano estratégico de marketing e operar essas ferramentas para atender esse objetivo”, conta.

Santahelena, a propósito, ressalta que a afinidade “de cara” com o CMO da XP foi determinante para ter topado o desafio: “Percebi uma comunhão de olhares, complementaridade. É um cara de growth e performance, um dos melhores do mercado, e eu de brand building. Vamos, juntos construir um sistema de marca.”

O profissional destaca entusiasmo em ajudar a reposicionar uma segunda marca no segmento. E uma que segundo ele é “imparável em disruptar o segmento.”

Enquanto as funções que já teve como docente tanto na Miami Ad School quanto na ESPM seguem em pausa, ele esteve trabalhando em seu terceiro livro – Marcas Viscerais – baseado em sua dissertação de mestrado e que será publicado no início de 2026 pela Alta Books.