Governo americano abre negociações com Brasil sobre tarifaço
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, convidou o chanceler brasileiro Mauro Vieira para ir a Washington

Lula e Trump conversaram sobre possível encontro presencial entre os dois (Crédito: lev radin e Focus Pix/ Shutterstock)
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, telefonou para o chanceler brasileiro Mauro Vieira, na manhã desta quinta-feira, 9, convidando-o para uma ida a Washington, a fim de realizar uma negociação entre os países sobre o tarifaço.
Em nota, o governo brasileiro afirmou que o encontro acontecerá nos próximos dias: “Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes.”
Foi o próprio Trump quem designou Rubio, chefe da diplomacia norte-americana, para ser o interlocutor da Casa Branca nas negociações comerciais com o Brasil. Isso aconteceu após Trump realizar ligação amigável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira, 6.
Depois da conversa com Lula, na própria segunda, em coletiva de imprensa realizada na Casa Branca, Trump descreveu o diálogo como “muito bom” e o presidente do Brasil como “um homem bom”. Na conversa entre os líderes, que levou cerca de 30 minutos, ambos relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.
Lula descreveu o telefonema como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de mais de 200 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.
Na ocasião, o presidente do Brasil solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos, desde 6 de agosto, a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Após a ligação e uma troca de contatos pessoais entre ambos , Lula e Trump concordaram em se encontrar presencialmente em breve. Ainda não há data e nem local definidos para que o encontro aconteça, mas Lula sugeriu que fosse durante a Cúpula da Asean, que será realizada de 26 a 28 de outubro na Malásia. Além disso, o presidente do Brasil convidou Trump para comparecer à COP30, que acontecerá em Belém do Pará, em novembro.
Entre os setores mais impactados pelo tarifaço dos EUA sobre produtos brasileiros estão: café, visto que aproximadamente 35% do café consumido no país norte-americano vem do Brasil; madeira, pois 50% da produção nacional é destinada aos EUA; carnes, uma vez que o Brasil representa o segundo maior exportador para os EUA, atrás apenas da China. Outros setores que têm sofrido com as taxas foram o de pescados, frutas e equipamentos para construção civil.
Para tentar amenizar os efeitos dessa taxação, em 13 de agosto, o governo brasileiro, por meio de medida provisória batizada de Brasil Soberano, aprovou a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões iniciais do Fundo Garantidor de Exportações (FGE), sobretudo para pequenos negócios que exportam ao parceiro norte-americano.