NEXT nasce com proposta de usar Data Science a serviço da predição de tendências

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NEXT nasce com proposta de usar Data Science a serviço da predição de tendências

A iniciativa da CDN e Orbit Data Sicence produziu já seu primeiro estudo macro, o Alimentação na Quarentena. Metodologia e plataforma detectam o atual e projetam tendências futuras.


12 de junho de 2020 - 8h16

Durante a pandemia, o brasileiro está mais preocupado com o impacto das dietas na sua saúde mental. Esse é um dos achados do primeiro report de consumer trends e opinião pública “Alimentação na Quarentena”, do NEXT, parceria da CDN com a startup Orbit Data Science

A CDN, agência de PR do Grupo ABC, e a startup Orbit Data Science se uniram para lançar o NEXT a partir de metodologia exclusiva, que reúne ciências humanas e ciências de dados para mapear e identificar tendências de consumo e opinião pública sobre temas e marcas a partir de conversas nas redes sociais.

O “Alimentação na Quarentena” revela mudanças na maneira como o brasileiro encara o que coloca no prato e sua relação com a alimentação antes e durante a pandemia de Covid-19.

A metodologia segue modelo estatístico e de análise de dados desenvolvido pelos cientistas da Orbit, com capacidade de analisar conversas atuais e retroativas e traçar relações e tendências. Além, disso, o estudo traz insights de comunicação estratégica para ajudar marcas e empresas a desenvolverem narrativas a partir dos achados mais relevantes.

“Nós sabemos que neste momento de transformações rápidas de comportamento e de consumo e de tantas incertezas as marcas precisam de indicadores para ajuda-las e se comunicar de forma assertiva. Não há espaço para achismos. O Next é como um farol que ilumina o que está vindo mais à frente”, diz Silvia Ruiz, Head de Novos Negócios e Inovação da CDN.

Os reports NEXT podem ser produzidos tailor made para marcas de qualquer segmento de mercado. É possível realizar análises de temas, bem como de produtos e marcas e inclusive de concorrentes. “Nossa metodologia tem a vantagem de fazer uma radiografia do presente e também antecipar tendências que as pesquisas estimuladas tradicionais não conseguem identificar, num intervalo de tempo rápido e com assertividade. Isso é valioso para quem lida com comunicação”, diz Caio Simi, cientista de dados e fundador da Orbit Data Science

“Esse novo passo da CDN é parte de um movimento que temos feito nos últimos anos de aproximação com startups na área da comunicação, trazendo inovação para nossa forma de fazer PR”, diz Juliano Nóbrega, CEO da CDN.

As principais descobertas do NEXT: Alimentação na Quarentena são:

#1 Motivação para atividade física passa a ser a saúde mental em vez da preocupação com a boa forma

As pessoas estão praticando exercícios físicos mais em busca de saúde mental do que por motivos estéticos. Nas conversas que relacionaram exercícios físicos e boa alimentação, a menção à prática de exercícios para “ter um corpo bonito” caiu 12 pontos percentuais durante o isolamento, enquanto a associação entre os exercícios e a saúde mental cresceu 8 pontos percentuais no mesmo período.

#2 O brasileiro está se alimentando pior na quarentena

Nas conversas sobre a própria alimentação, a parcela do público que diz estar se alimentando mal cresceu 10 pontos percentuais com o início do isolamento social. Nesse período, os brasileiros ainda reclamam que estão com a alimentação mais desregulada, afetando seu sono, e que estão comendo em maior quantidade.

#3 Saem os biscoitos, entram chocolates, bolos, brigadeiros e doces feitos em casa

Com o isolamento social doces como chocolate, brigadeiro e afins, se tornaram o tipo de comida que o público afirma mais estar consumindo. A categoria ultrapassou a de produtos como bolachas e salgadinhos, que até então era a categoria mais citadas nas redes.

#4 Impacto da dieta na pele está preocupando mais as pessoas do que estar com corpo em forma

Em meio à pandemia, as pessoas se dizem mais preocupadas em se alimentar bem para manter uma pele saudável do que para ter um corpo bonito/em forma. A preocupação em “ter um corpo bonito” caiu de 22% para 10% nas conversas do grupo de pessoas que dizem estar se alimentando bem, enquanto a preocupação em manter uma pele saudável cresceu de 5% para 18% neste mesmo grupo durante a pandemia.

#5 Comida feita em casa é destaque entre público que diz se alimentar bem na quarentena

Entre o público que diz que está se alimentando bem, os “alimentos feitos em casa” são a principal categoria de destaque durante a pandemia, crescendo 12 pontos percentuais nas conversas durante o isolamento

O NEXT: Alimentação na Quarentena foi desenvolvido com base em comentários de brasileiros sobre a própria alimentação nas redes sociais. A metodologia identificou 164.147 comentários com essa característica entre 1º de Janeiro de 2020 e 31 de Maio de 2020 nas redes Facebook, Twitter e Instagram. Para a compreensão das conversas foram analisados individualmente 1.962 comentários; uma amostra com critérios amostrais de 99% de nível de confiança e 3% de erro amostral.

 

 

 

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