Comunicação

Conar suspende vídeo da Vivo com Tufão

Decisão liminar do órgão foi tomada nesta segunda 15, após Rede Globo registrar reclamação na quarta 10

i 15 de outubro de 2012 - 6h32

Em decisão liminar – à qual cabe recurso – o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu pela sustação do vídeo da Vivo protagonizado pelo personagem Tufão, da novela Avenida Brasil, interpretado pelo ator Murilo Benício. O órgão acatou denúncia da Rede Globo feita na quarta-feira 10, questionando a propriedade dos direitos autorais sobre o personagem. O comercial fora filmado e veiculado na internet sem autorização da emissora.

Embora o vídeo tenha sido retirado do ar menos de 24 horas depois de ir ao ar nos canais oficiais da Vivo, a decisão liminar do Conar pode ser o início de uma punição mais severa às agências envolvidas (VML e Y&R, do Grupo Newcomm) e à Vivo – incluindo aí o risco de receber uma advertência do órgão de autorregulamentação. A decisão final deve ser tomada em até 40 dias. Na semana passada, Roberto Justus, CEO do Newcomm, se desculpou oficialmente e assumiu a responsabilidade pelo deslize (leia mais aqui). “Independentemente das declarações da agência, o filme não pode ser mais veiculado e será julgado”, afirmou o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa. 

O comercial com Tufão ficou no ar na internet por 18 horas entre segunda 8 e terça 9. Foi retirado pelas agências e o anunciante após solicitação da Rede Globo, que não fora consultada sobre a campanha e cujo regulamento de relação com o mercado publicitário não permite o uso de personagens seus em ações de marketing.

Na quinta-feira, 11, a emissora soltou um comunicado oficial duro, se dizendo vítima de “marketing de emboscada” e afirmando que “considera esse episódio gravíssimo e, além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos” (leia íntegra aqui).

wraps
Posição oficial
Procurada para comentar a decisão do Conar, a Globo respondeu ao Meio & Mensagem por meio de um comunicado. Assinada por Willy Haas, diretor geral de comercialização da Rede Globo, a mensagem informa que "a agência e o cliente tomaram as devidas providências para resolver a questão, demonstrando compreensão a respeito de nossas políticas. Nosso relacionamento continua como sempre foi, de bons parceiros comerciais".