“Muito mais histórias de assédio irão aparecer”, diz CEO da TBWA

Buscar

“Muito mais histórias de assédio irão aparecer”, diz CEO da TBWA

Buscar
Publicidade

Comunicação

“Muito mais histórias de assédio irão aparecer”, diz CEO da TBWA

Em meio a onda de denúncias, rede lança linha direta para que funcionários possam fazer denúncias anônimas


17 de janeiro de 2018 - 7h00

Na primeira semana de 2018, a TBWA lançou, em parceria com o Omnicom, grupo ao qual pertence, a 24-hour Hotline, linha direta voltada exclusivamente para denúncias de assédio.

Todas as funcionárias e funcionários das empresas do grupo podem utilizar a linha de qualquer lugar do mundo ou, se preferirem, enviar um e-mail a profissionais de RH que foram contratados para atuar na área recém-criada.

No entanto, o principal esforço não está na disponibilização do canal de denúncias, mas no processo de garantir um ambiente em que cada pessoa que trabalhe na companhia, especialmente as mulheres, sinta-se à vontade para reportar um caso de abuso, explica Troy Ruhanen, CEO da TBWA\Worldwide. “Muitas têm medo, então estamos tentando criar esse ambiente seguro para que todos sintam-se confortáveis para contar”, afirma.

Troy Ruhanen, CEO da TBWA (Crédito: Arthur Nobre)

A decisão de estabelecer um canal direto e anônimo com este fim ocorreu no final do ano passado, quando eclodiram as denúncias de assédio em Hollywood. “A verdade é que está aí há muito tempo e muitas histórias ainda vão aparecer. O New York Times continua coletando informações sobre isso, e acredito que o Wall Street (bolsas norte-americanas) será o próximo a passar pelas denúncias”, diz Troy. De acordo com ele, já houveram casos de assédio na TBWA e os responsáveis não trabalham mais na companhia.

“Nosso interesse é fazer com que a pessoa deixe a companhia o mais rápido possível. Mas não aprecio o espetáculo, já vimos o bastante. Precisamos ver essas pessoas fora da empresa, quem quer que sejam, e ter um processo em que as pessoas tenham alguém para falar. Espero que as ajudemos e que a gente consiga contribuir com uma geração que queira fazer a coisa certa”, afirma.

Igualdade de gênero
Há dois anos, a TBWA lançou o programa “Take the Lead”, parte do projeto 20/20, cujo objetivo é aumentar em 20% a presença das mulheres em papéis de liderança em toda a rede da TBWA até 2020.

Nesses últimos 24 meses, a rede aumentou a liderança feminina em 12%, com aumento de 15% no nível executivo e de 11% no nível de gerenciamento/diretoria. Hoje, as mulheres compõem 41% dos papéis de liderança na TBWA globalmente, 36% a mais em relação a 2015.

Segundo Troy, a rede também está investindo em programas de treinamento para talentos em ascensão com equipes diversas em termos de gênero e etnia. “Sei que 15% é um índice ridículo, mas, estamos chegando lá. Precisamos melhorar em criação e digital. Em criação, é um desafio em parte porque o mercado tem ótimas líderes mulheres e estão fazendo de tudo para mantê-las. E o digital, se olhar para o Silicon Valley, ainda é uma área dominada por homens”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy