Amstel usa AI para mostrar hostilidade de torcedores

Buscar

Amstel usa AI para mostrar hostilidade de torcedores

Buscar
Publicidade

Comunicação

Amstel usa AI para mostrar hostilidade de torcedores

Projeto foi desenvolvido em parceria com Google, J. Walter Thompson e MediaMonks


27 de agosto de 2019 - 17h54

Mais tradicional competição entre clubes de futebol do continente, a Libertadores de América é tida como uma disputa em que o espírito de garra sul-americano mostra a sua face. Muitas vezes, no entanto, essa vontade de vencer extrapola o jogo limpo e termina em violência ou hostilidade por parte da torcida e dos jogadores. Patrocinadora oficial do campeonato, a Amstel criou uma ação para evitar que o comportamento agressivo do torcedor seja maior do que a paixão pelo time e pelo futebol.

O Torcedor Artificial nasce da parceria da marca com o Google, J. Walter Thompson e MediaMonks. A tecnologia foi testada nesta edição da Libertadores e captou comentários reais publicados em sites e nas redes sociais durantes as partidas da competição. Utilizando AI, o robô trabalhou os dados recebidos e deu origem a um torcedor virtual agressivo e intolerante, que responde às interações de forma ríspida, deixando de lado o espírito esportivo amigável.

Agora, na segunda fase da ação, as pessoas podem acessar um site criado pela marca para que o público interaja na plataforma, observando essas reações e os comentários negativos. Ao mesmo tempo, a Amstel vai lançar uma campanha que convida os torcedores a reeducarem o robô com palavras mais amistosas e capazes de ajudar a melhorar esse cenário de violência e intolerância.

Para Ricardo John, presidente da JWT, o projeto mostra que a marca não quer apenas patrocinar a Libertadores, mas sim colaborar para melhorar “o campeonato mais cobiçado da América do Sul utilizando recursos de tecnologia para conscientizar os torcedores de que futebol não é sobre ódio. É sobre paixão”, afirma.

O projeto foi criado após um estudo do Google, que mostra que os brasileiros estão buscando mais sobre violência e futebol. Vale lembrar que, em 2018, a final da Libertadores teve que ser adiada em função violência sofrida pelo time argentino Boca Juniors, que teve seu ônibus apedrejado por torcedores rivais do River Plate.

Imagem de topo: Sandro Schuh/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia