Ford substitui comerciais por campanha sobre coronavírus

Buscar

Comunicação

Publicidade

Ford substitui comerciais por campanha sobre coronavírus

Peças falam sobre um programa especial de pagamento de carros e lembram consumidores sobre como a companhia respondeu a desastres no passado


17 de março de 2020 - 6h00

Por E. J. Schultz, do Advertising Age

(Crédito: Divulgação)

A Ford tirou do ar, nos EUA, todos os comerciais que promovem carros e os substituiu com uma nova campanha que descreve a resposta da companhia ao novo coronavírus, o que inclui aliviar os consumidores no pagamento dos veículos.

O esforço inclui dois novos comerciais criados pela W+K Nova York, “Built to Lend a Hand” e “Built for Right Now”, ambos com a tagline tradicional da montadora, “Built for Proud”.

As peças foram produzidas na semana passada, assim que os executivos da marca perceberam que os planos normais de marketing não funcionariam em um contexto no qual a pandemia do coronavírus domina quase toda faceta da vida norte-americana.

“Na quinta-feira passada, ficou claro que estávamos em um ponto no qual prevemos que a típica mensagem no mercado não vai funcionar mais da mesma forma. É importante ser tranquilizador agora, em vez de tentar dizer às pessoas: “’corram para o evento de vendas na sua concessionária’”, diz Matt VanDyke, diretor de marketing da Ford Motor Co nos EUA.

Os comerciais também repassam a história de mais de cem anos da marca, fazendo referência a como a companhia construiu tanques e aviões na guerra e, mais recentemente, ofereceu concessões de pagamento a consumidores afetados por desastres naturais como furacões, incêndios e tornados.

Durante o surto do coronavírus, os clientes do braço de financiamento do anunciante, Ford Credit, “podem mudar a data de vencimento do pagamento ou atrasá-lo”, informa um comunicado da companhia.

A Ford também está intensificando seus esforços filantrópicos, inclusive dinheiro para apoiar programas de alimentação para crianças que não estão indo para a escola. Também está lançando um programa de emergência com a United Negro College Fund para ajudar estudantes com dificuldade financeira a chegar em casa após o fechamento abrupto de universidades.

Por enquanto, os novos comerciais substituirão as campanhas que promovem carros como Ford Escape e Ford Explorer. Na realizada, com o mundo dos esportes em suspensão, o anunciante tem menos lugares para veicular suas peças. Mas a marca ainda tem espaço comprado nos programas de TV, que serão utilizados para veicular a nova campanha, que foi construída com imagens históricas, textos e sons para que não fosse necessário fazer uma nova filmagem do zero. “Decidimos que velocidade era o elemento mais importante”, disse VanDyke.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Ford

  • Wieden + Kennedy

  • comunicacao

  • Campanha

  • coronavírus

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”