Mais uma fusão no WPP: AKQA se une com a Grey

Buscar

Mais uma fusão no WPP: AKQA se une com a Grey

Buscar
Publicidade

Comunicação

Mais uma fusão no WPP: AKQA se une com a Grey

Fundador da AKQA, Ajaz Ahmed, torna-se CEO do Grupo AKQA, que vai integrar as duas marcas globalmente


11 de novembro de 2020 - 14h25

Ajaz Ahmed: “Ambição e espírito pioneiro de startup e alcance de uma empresa global” (Crédito: Arthur Nobre)

O WPP inicia mais uma grande fusão global, desta vez entre a AKQA e a Grey. Da união, surgirá o Grupo AKQA. Ao todo, serão 6 mil funcionários em 50 países.

O fundador da AKQA, Ajaz Ahmed, torna-se CEO do novo grupo, enquanto o até então CEO da Grey Worldwide, Michael Houston, passa a responder como presidente e COO. “Nosso objetivo é expandir horizontes, combinando a curiosidade, ambição, imaginação e espírito pioneiro de uma startup com o alcance de uma empresa global”, declarou Ahmed.

As marcas AKQA e Grey serão integradas em uma única empresa e a equipe de gestão e as lideranças criativas serão anunciadas nas próximas semanas, segundo comunicado oficial.

A promessa do WPP é a de unir a “inovação e o design de experiência” da AKQA com a “excelência criativa e a construção de marcas em escala global” da Grey, tendo como pano de fundo a transformação digital.

Apesar do comunicado do WPP dizer que AKQA e Grey têm “culturas criativas altamente compatíveis”, em mercados como o brasileiro a trajetória das duas agências é muito diferente. Focado em inovação, com forte ligação a projetos musicais e sem trabalhar com compra de mídia, o escritório brasileiro da AKQA surgiu em 2014, comandado pela dupla Hugo Veiga e Diego Machado, promovidos esse ano a CCO globais da rede. Hugo Veiga é um dos indicados ao Caboré 2020, na categoria Profissional de Criação. Com a promoção à dupla, a AKQA São Paulo passou a ser comandada neste ano por Renato Zandoná (executive creative director), Luiza Baffa (managing director), Aline Garcia e Paula Santana (brand leads).

Já a Grey Brasil tem uma estrutura mais tradicional baseada em compra de mídia e é comandada desde o início do ano pela CEO Luciana Rodrigues e o CCO Max Geraldo – após saída de Marcia Esteve para a Lew’Lara\TBWA no final do ano passado. O principal cliente da Grey no Brasil é a P&G (Gillette, Panetene, Aussie e Downy), mas a agência atende ainda Volvo, DPSP e Reclame Aqui, entre outros.

O WPP, maior holding global do mercado de publicidade e serviços de marketing, anunciou em 2018 outras duas grandes fusões globais, entre Y&R e VML, que resultou na VMLY&R, liderada pelo CEO Jon Cook, antes CEO da VML; e entre J. Walter Thompson e Wunderman, unidas na Wunderman Thompson, comandada globalmente por Mel Edwards, egresso da Wunderman. Os movimentos deixam claro que houve uma opção do WPP por colocar à frente o estilo de trabalho das marcas mais digitais: VML, Wunderman e, agora, AKQA. No Brasil, tanto VMLY&R quanto Wunderman Thompson também ficaram sob a liderança dos principais executivos das operações mais digitais, respectivamente, Pedro Reiss e Fernando Taralli.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia