BETC estuda entrada no Brasil com Grupo ABC
Acordo que está sendo costurado prevê que holding brasileira será minoritária no negócio. Erh Ray é um dos cotados para o cargo de CEO
Após abortar o projeto algumas vezes, a agência francesa BETC volta a planejar abertura de escritório no Brasil. Seu posicionamento no mercado nacional seria de uma "boutique criativa".
Embora a agência integre o grupo Havas, o plano de negócios em estudo prevê que o Grupo ABC seja minoritário na BETC São Paulo. O publicitário Erh Ray, apesar de estudar outros convites, está envolvido no projeto e poderia ser o líder executivo da operação brasileira, até mesmo como sócio minoritário, mesma condição que tinha na BorghiErh/Lowe, que deixou em julho do ano passado.
Os planos da BETC de vir ao Brasil remetem a 2011, quando a agência lançou seu projeto de se tornar uma micro network global, aos moldes de BBH e Wieden+Kennedy. Desde então, a companhia francesa trabalha com a ideia de ter um sócio brasileiro, seja empresa, executivo ou ambos.
Apesar de pretender fincar bases em cinco cidades, por enquanto a BETC só está presente em Paris (onde foi fundada em 1995) e Londres (escritório inaugurado em junho de 2011). Depois de São Paulo, o plano é abrir operações em Mumbai e Xangai.
Algumas das campanhas que deram notoriedade à rede são “Roller babies”, para Evian, e “The bear”, para Canal+, que conquistaram Leões de Ouro na categoria Film do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. "Flight", para AirFrance, e "Baby & Me", para Evian, também fizeram sucesso e ajudaram a reforçar a reputação criativa da agência (assista os filmes abaixo).
Confira aqui entrevista com o diretor criativo global Rémi Babinet, concedida ao Meio & Mensagem em 2012, na qual ele aposta em “uma combinação norte-sul vencedora" para o escritório brasileiro.
ATUALIZAÇÃO: Após a publicação, a assessoria do Grupo ABC entrou em contato para negar que a holding brasileira planeje ser sócia da BETC.