Shell se coloca como parceiro dos clientes

Buscar

Shell se coloca como parceiro dos clientes

Buscar
Publicidade

Comunicação

Shell se coloca como parceiro dos clientes

Nova campanha assinada pela JWT deixa os produtos e serviços de lado o convida o público a ir além


30 de junho de 2015 - 10h45

A Raízen, licenciada da Shell no Brasil, iniciou em 2014 uma jornada com a marca de postos de combustíveis com o objetivo de resgatar a relação de preferência do consumidor pela bandeira com a estreia do slogan “Posto não se discute, tem que ser Shell”. Na nova etapa da estratégia, que começa nesta segunda-feira, 29, a empresa deixa os produtos e serviços de lado, e coloca o cliente como protagonista da relação.

Principal investimento da marca no ano, a ação consumirá parte da verba de R$ 150 milhões prevista para a área de marketing no exercício e, paralelamente, reforçará os planos de crescimento da Shell no Brasil. Em disputa com a Ipiranga pela vice-liderança de mercado, a rede planeja aplicar R$ 200 milhões em pequenas aquisições de postos bandeira branca neste ano. A Raízen encerrou 2014 com 5.427 postos Shell e 951 lojas Shell Select. A distribuidora líder do País­ é a BR, da Petrobras.

“A campanha vai ajudar a manter a confiança na jornada. O consumidor tem reconhecido essa preferência. Ter qualidade e diferencial é obrigação da Shell. Marcas ícones têm mais a falar do que apenas características. Ter algo a mais, dizer o que acredita, são poucas que têm coragem para fazer”, aponta Luciane Matiello, diretora executiva de marketing da Raízen, citando uma pesquisa da Ipsos que apontou crescimento de 7% na preferência pela marca Shell no último trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013.

O carro-chefe da campanha é um filme de 45 segundos para a TV aberta que apresenta os postos Shell como parceiros nas jornadas dos consumidores, ajudando-os a ir até o fim, descrito como a busca de sonhos, superações e conquistas. O conceito é expresso por meio de pequenas histórias, como a de uma mãe que acorda bem cedo para levar o filho ao treino de futebol. A criação é da J. Walter Thompson. A produção é da Zohar Cinema, sob direção de cena da dupla 300ml. A ação, que tem desdobramentos no ambiente digital, conta ainda com a hashtag “Vá até o fim”.

"Optamos por não usar atores, queríamos pessoas representando a si mesmas, com histórias reais que se identificam com a filosofia da Shell de estar sempre em movimento, sempre indo além", diz Gustavo Soares, diretor de criação da agência.

wraps

A ação está alinhada ao novo conceito global “Welcome to Shell”, apresentado há dez meses. O Brasil é o terceiro mercado a fazer o desdobramento local do tema. “Há uma amarração. A mensagem é ‘pode vir, a Shell estará sempre aqui para te ajudar’. A campanha é um manifesto aos não acomodados, àqueles que buscam ir além e estão sempre em movimento”, conta Luciane.

Os insights para o trabalho surgiram após uma série de 37 grupos de pesquisas realizados em diferentes regiões do País com homens e mulheres proprietários de carros ou motos, de 18 a 55 anos. Os relatos apontaram a fragilização dos relacionamentos em diversas esferas, o cotidiano pautado pelo excesso e um movimento de revalorização do simples. O automóvel apareceu como um verdadeiro parceiro do dono, enquanto o posto como um lugar urbano público que proporciona segurança e serve como pontos de encontro, apoio e referência. “Foi um processo de cocriação com os consumidores”, diz. A campanha permanece no ar por seis semanas e depois retorna em outubro em uma nova fase.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ana Maria Braga mostra seu lado gamer em ação da Ruffles

    Ana Maria Braga mostra seu lado gamer em ação da Ruffles

    Com o posicionamento Viva essa Onda, marca busca quebrar estereótipos relacionados ao público gamer

  • Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Journey Retail Media atuará tanto com marcas que já contam com plataformas de ads como para aquelas que pretendem iniciar a exploração de captação de novas receitas como publishers