Ana e Hermeti Balarin passam da Mother para W+K Portland

Buscar

Ana e Hermeti Balarin passam da Mother para W+K Portland

Buscar
Publicidade

Gente

Ana e Hermeti Balarin passam da Mother para W+K Portland

O casal de criativos brasileiros assumirá como co-diretores executivos de criação no maior escritório da W+K


16 de junho de 2021 - 17h05

O principal escritório da Wieden+Kennedy, localizado em Portland, nos Estados Unidos, passa por mudanças. Além da saída do funcionário de longa data Eric Baldwin, que atuava como diretor executivo de criação desde 2017, a agência anuncia a chegada do casal de criativos brasileiros Ana e Hermeti Balarin, que eram os principais criativos da Mother, de Londres. Ambos assumirão os cargos de diretores executivos de criação em Portland, unindo-se à managing director, Jess Monsey, na liderança do escritório.

 

Hermeti e Ana Balarin são os novos diretores executivos de criação da Wieden+Kennedy Portland (crédito: Wieden+Kennedy)

A dupla, conhecida por seu trabalho global para o KFC, se juntará à W+K em janeiro de 2022.  “Quando entramos na área de publicidade, sonhávamos em trabalhar em duas agências: Mother London e W + K Portland. Nos sentimos extremamente sortudos por termos crescido em uma delas e agora incrivelmente honrados por termos sido convidados para ajudar a liderar a outra”, afirmaram, em comunicado.

Os Balarin estão na Mother desde 2007 quando ingressaram como estagiários. De lá para cá, se tornaram diretores executivos de criação em 2015 e, em 2017, foram nomeados como sócios da Mother, de Londres, ao lado de Chris Gallery e Katie Mackay-Sinclair. A agência não comentou sobre os planos de substituição da dupla.

O próximo movimento do diretor executivo de criaçao Eric Baldwin é desconhecido, embora ele deva tirar uma folga, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. O profissional liderou o escritório como o único diretor executivo de criação desde que sua dupla, Jason Bagley, deixou a agência em meados do ano passado.

Originalmente, o plano da W+K era encontrar um novo diretor executivo de criação para trabalhar ao lado de Baldwin, porém durante a pesquisa, o chief creative officer da W+ K, Karl Lieberman, abordou Baldwin sobre assumir um novo papel como chefe global de design. “No final das contas, ele mudou de ideia e disse que preferia apenas se afastar”, disse Lieberman.

Na Wieden+Kennedy,  Baldwin ficou conhecido por seu trabalho com Old Spice, incluindo “The Man Your Man Could Smell Like”, enquanto trabalhava como diretor criativo ao lado de Bagley de 2006 a 2011. Baldwin e Bagley se tornarem co-diretores executivos de criação do escritório 2017, sendo responsáveis por KFC, Nike e outros.

Com a chegada dos Balarin, a agência está aparentemente garantindo que seu principal escritório em Portland retenha o poder de fogo criativo em um momento em que o antigo escritório de Nova York cresceu em estatura, supervisionando grandes contas, incluindo Anheuser-Busch InBev, Ford e McDonald’s. As contratações também dão à W+K um peso maior na conta KFC dos EUA, que é administrada de Portland, junto com outros clientes importantes, como a Nike. Lieberman sugeriu que a experiência KFC dos Balarins não foi o fator determinante para contratá-los, mas disse que “é sempre bom ver quando os criativos fazem um ótimo trabalho em um cliente compartilhado”.

As campanhas da Mother para o KFC incluem o anúncio de desculpas “FCK” depois que os restaurantes da rede no Reino Unido sofreram escassez de frango, que foi premiado no Cannes Lions e no D&AD. No ano passado, a agência ainda criou uma campanha global, que culminou no KFC pausando seu slogan “tão bom que é de lamber os dedos” devido à pandemia. A Mother apresentou a ideia para a equipe global e o trabalho foi executado em 12 países. O trabalho foi um fator para a agência ganhar a Agência Internacional do Ano do Advertising Age, que foi anunciada na semana passada.

Os Balarin supervisionaram outros trabalhos criativos premiados para clientes, como Ikea, Moneysupermarket e Greenpeace. Eles atuaram como jurados em prêmios importantes, incluindo Cannes Lions, e atualmente são co-presidentes do Círculo de Criação de Londres. Além de jurada do Cannes Lions 2019, Ana Balarin foi homenageada como Ad Age Women to Watch Europa (agora Leading Women) em 2019.

As movimentações na Wieden+Kennedy começaram em janeiro, quando Lieberman assumiu o cargo de chief creative officer  de toda a agência, após ter atuado como diretor executivo de criação em Nova York, enquanto Neal Arthur passou para o cargo de diretor de operações. Os dois executivos trabalham em Nova York. Colleen DeCourcy, presidente da W+K e diretora de criação global, se divide entre Portland e Nova York.

*Com informações do AdAge

**Crédito da imagem no topo: Background metamorworks/iStock

Compartilhe

Veja também

  • RedDoor reforça board executivo

    RedDoor reforça board executivo

    Cacá Ribeiro assume posição de associado de criação e lifestyle para ampliar as entregas e new business para marcas e clientes

  • AKM nomeia head de produção

    AKM nomeia head de produção

    Danilo Amat, com 19 anos de experiência, chega à agência para liderar a área de produção e planejamento operacional