Bairro paulistano da Mooca é exemplo de tendência para 2017

Buscar

Bairro paulistano da Mooca é exemplo de tendência para 2017

Buscar
Publicidade

Marketing

Bairro paulistano da Mooca é exemplo de tendência para 2017

Conheça o projeto de revitalização e outras macrotendências comportamentais


5 de janeiro de 2017 - 12h47

No início de cada ano, é comum surgirem tendências e previsões para os 12 meses seguintes. Neste cenário delicado e de busca por recorrências de padrões, como explicado em outra reportagem do Meio & Mensagem, a consultoria WGSN se destaca por realizar um trabalho global.

Há dois anos, a empresa lançou quatro macrotendências comportamentais para 2017. “Não quer dizer que a tendência vai acontecer a partir de 1º de janeiro de 2017 e acabar no final do ano. É sempre um movimento em ascensão, que acontece em várias regiões e que pode ter desdobramentos diversos”, explica Daniela Dantas, diretora de mindset da WGSN Latam. A consultoria também realiza panoramas semestrais a partir das macrotendências do ano. Para Daniela, algumas previsões se ajustam com o passar do tempo, enquanto outras seguem o previsto.

Sabina Deweik, pesquisadora de comportamento e cool hunter, acredita que a interpretação profissional das tendências, direcionada especificamente à situação do cliente, é fundamental. “Uma tendência pode ter estabilidade e duração tão grandes, a ponto de se tornar um paradigma – isso aconteceu com a sustentabilidade. Isso já demanda outro tipo de ação”. Além de destacar a importância de quem interpreta a tendência, ela chama a atenção para que se evite a homogeneização a partir do uso das mesmas previsões. “Se tudo for igual, qual será a inovação?”. Para ela, empresas inovadoras combinam as previsões gerais de tendências a metodologias customizadas, como cocriações e visitas à casa do consumidor, por exemplo.

Apesar de as consultorias de tendências ainda realizarem um trabalho importante para as marcas, “a tendência é não ter mais tendências num sentido imperativo, e muito menos seguir tendências”, afirma Fernando Bakos, professor de cool hunting da ESPM-Sul. Ele cita como sintomas disso a perda de sazonalidade na moda, sem a rigidez da divisão entre inverno e verão, e a maior liberdade de expressão das pessoas. “A Karol Conká quer ter o cabelo rosa e tem toda a liberdade para isso”, diz ele.

A seguir, Daniela Dantas comenta as quatro macrotendências previstas pela WGSN para 2017:

Fronteiras urbanas
Refere-se a uma diáspora criativa, em que criativos e inovadores deixam de migrar para grandes centros urbanos e buscam fixar-se em locais afastados e mesmo em seus locais de origem, transformando-os. “Isso ocorre devido ao alto custo dos grandes centros e também por esses espaços não serem mais compatíveis com as demandas dos criativos”, afirma Daniela. A criação passa a acontecer num entorno e com referências completamente diferentes. O Meio & Mensagem conheceu o projeto Distrito Mooca, que promove uma revitalização no bairro paulistano da Mooca é exemplo dessa tendência para a WGSN:

Pausa tecnológica

A novidade é que a tecnologia cada vez mais se integra à pausa, não sendo necessário desconectar-se para tal. A tecnologia e os recursos digitais são utilizados a favor de uma melhor qualidade de vida, como na forma de aplicativos para meditação, por exemplo.

Encontro de culturas

Apesar do crescimento de movimentos extremistas contrários à abertura de fronteiras, a WGSN acredita que a internet continuará a promover uma maior conexão e encontro de culturas. “É como se as pessoas transportassem o mindset de viajante para o seu cotidiano”, explica Daniela. As pessoas passam a buscar novidades e experiências autênticas perto de onde vivem, como frequentar uma festa ou restaurante de outra cultura.

Onda digital

Essa tendência manifesta-se sobretudo entre os nascidos a partir de 1995, a chamada geração Z. Em meio à intensa exposição digital e à grande desconfiança do que se vê na internet, essa geração passa a adotar e conduzir mudanças, em geral a favor de uma cultura de maior tolerância e transparência. Um exemplo seria o fortalecimento de ferramentas que bloqueiam a publicidade, como o aplicativo “No Ad”, que substitui a publicidade em metrôs por obras de arte.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira