O dia em que a Uber criou sua própria crise

Buscar

O dia em que a Uber criou sua própria crise

Buscar
Publicidade

Marketing

O dia em que a Uber criou sua própria crise

O vínculo do CEO com Donald Trump e a oferta de serviços mais baratos durante a greve de taxistas de NY alimentaram o #DeleteUber


8 de fevereiro de 2017 - 9h25

deleteuber

Na semana passada, durante as dezenas de protestos de marcas contra o decreto anti-imigração de Donald Trump, a Uber se envolveu em uma crise à parte e com dois desdobramentos. Na quinta-feira, 2, Travis Kalanick, CEO da empresa, anunciou sua saída do grupo de empresários que compõem o conselho econômico do presidente Donald Trump. A decisão só ocorreu, no entanto, após a pressão interna de conselheiros da empresa que entenderam que a associação dele ao novo governo poderia contrariar os valores da companhia. “Desde a fundação do Uber, precisamos trabalhar com governos e políticos de várias orientações”, escreveu Kalanick, em seu blog, quando aceitou o convite de Trump.

Em um segundo momento, no domingo, 29, enquanto os taxistas de Nova York lideravam um boicote a Trump contrários a medida do presidente, a Uber baixou suas tarifas se colocando como alternativa. A atitude da empresa foi percebida por um grupo de pessoas como uma “afronta” e deu origem nas redes sociais ao movimento #DeleteUber que já levou mais de 200 mil usuários a deletarem o aplicativo, segundo estimativas não oficiais. A situação do Uber, assim como o caso da Starbucks, revela elementos à parte diante de toda confusão causada por Trump.

De acordo com Marcos Bedendo, presidente do comitê de marketing da Câmara Americana de Comércio (Amcham), a reação ao ato anti-imigração de Trump parece trazer novas responsabilidades para as empresas e marcas. “Ao serem confrontados com a polêmica medida do presidente americano, as pessoas pressionaram, além dos políticos, as suas marcas preferidas para que eles tomassem algum tipo de ação. O fato é que as marcas e empresas parecem terem sido empurradas para o centro de discussões ideológicas – e as marcas devem se preparar para tomar este tipo de posição’, diz Bedendo.

 

uber ceo

Travis Kalanick

“O fato é que as marcas e empresas parecem terem sido empurradas para o centro de discussões ideológicas”

Segundo ele, a presença do CEO da Tesla e do Uber em comitês da presidência de Trump tem sido frequentemente criticadas pelos consumidores, como se a própria marca da empresa estivesse endossando a administração Trump. “As empresas já deveriam estar preparadas para entender que, se a situação é sensível, devem agir com sensibilidade, ou simplesmente não agir. Fazer qualquer coisa que indique esse ‘levar vantagem’ será duramente criticado, e dificilmente esquecido, foi o caso da Uber na greve dos taxistas.”

Bedendo reforça que a Uber acabou se colocando no centro da polêmica por três fatores: utilizando o caos do ato anti imigração para ganhar dinheiro, por ter o seu CEO participando num comitê de Trump e por não ter se preparado para se posicionar ideologicamente contra a ação anti imigração. “Isso trouxe o Uber para o centro da discussão e deu força à #DeleteUber.” Procurada, a Uber não comentou os dois casos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas