Boicote à Starbucks e os riscos as marcas globais

Buscar

Boicote à Starbucks e os riscos as marcas globais

Buscar
Publicidade

Marketing

Boicote à Starbucks e os riscos as marcas globais

Após anunciar a contratação de refugiados, rede vira alvo de americanos pró-Trump; no México, marca é rejeitada por ser americana


2 de fevereiro de 2017 - 9h43

 

star

Protestos contra a marca nas redes sociais mexicanas (crédito: reprodução)

Em meio às dezenas de declarações e posicionamentos vindos de empresas americanas contra as políticas que impedem a entrada de cidadãos de países muçulmanos e de refugiados nos Estados Unidos, instaurada por Donald Trump, a Starbucks vive uma situação dúbia. Ao anunciar, no início da semana, que vai contratar dez mil refugiados, a empresa está sendo alvo de boicotes motivados por apoiadores de Trump que lançaram a hashtag #BoycottStarbucks e também de mexicanos que criaram um movimento contra marcas americanas.

Howard Schultz

Howard Schultz, presidente da Starbucks (crédito: divulgação)

Muitos dos críticos pró-Trump se opõem à ideia de dar emprego a estrangeiros. “Trump quer dar emprego para americanos e a Starbucks quer contratar refugiados?”, questionava um dos tuítes. No México, outra campanha nas redes sociais pede boicote à marca por ela ser americana. A campanha foi iniciada com o lançamento da hashtag #AdiosStarbucks e está se estendendo para outras marcas como Walmart, McDonald´s, Ford, KFC, Costco e Home Deport.

Com lojas em 73 países, a Starbucks anunciou que vai empregar aqueles que fogem de guerras, perseguições e discriminações para os países onde está presente. Nos Estados Unidos, a empresa começará contratando refugiados que trabalharam para o exército americano, por exemplo, como intérpretes.

De acordo com Eduardo Tomiya, diretor geral da Kantar Vermeer, o caso da Starbucks ilustra os riscos envolvidos quando marcas globais decidem se posicionar. “A Starbucks e outras marcas globais estão diretamente associadas aos Estados Unidos. De alguma forma, isso vai trazer pontos positivos e negativos. A partir do momento que ela se posicionou, vai precisar ter muito cuidado para minimizar os riscos e se mostrar firme em seu propósito”. Ainda de acordo com Tomiya, os movimentos atuais de protecionismo vão afetar diretamente a atuação de marcas globais e suas atuações locais.

adioskfc

Outra marca americana, a KFC, virou alvo nas redes sociais mexicanas (crédito: reprodução)

Em uma nota oficial enviada ao Meio & Mensagem, a Starbucks afirma que “tomamos decisões com base em nossa missão, valores e herança, e reconhecemos que, algumas vezes, haverá pessoas que discordarão de nós. Respeitamos os diversos pontos de vista de nossos partners e consumidores e continuaremos a ouvi-lo”, escreve a empresa.

Ao anunciar a contratação de refugiados, Howard Schultz, presidente da Starbucks, enviou uma carta aos funcionários ressaltando o que pensa sobre o tema. “Escrevo a vocês hoje com profunda preocupação e o coração apertado. Vivemos tempos sem precedentes, nos quais somos testemunhas de que a consciência de nosso país e a promessa do sonho americano foram colocadas em xeque.”

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira