Marketing

Mercado Livre quer fortalecer moda com Pandora

Estratégia do marketplace é fortalecer presença no segmento premium e nas áreas de moda e beleza

i 10 de julho de 2025 - 18h15

Priscilla Naglieri, Dani Valadão e Anna Araripe, durante evento do Mercado Livre com a Pandora

Priscilla Naglieri, Dani Valadão e Anna Araripe, durante evento do Mercado Livre com a Pandora (Crédito: Larissa Santiago)

A Pandora anunciou, nesta quinta-feira, 10, o lançamento de sua primeira loja oficial dentro do Mercado Livre, na categoria Moda.

O anúncio da parceria com o marketplace integra a estratégia global da marca de se consolidar como uma joalheria completa, expandindo seu portfólio para além dos tradicionais charms e pulseiras, e ampliando seu alcance tanto em vendas quanto em branding.

Dani Valadão, country head da Pandora Brasil, explicou que a entrada no marketplace permite alcançar consumidores em cidades onde a marca não possui lojas físicas, especialmente por meio do canal online — que já representa cerca de 20% do faturamento anual na América Latina e, em períodos como a Black Friday, pode chegar a quase 40%.

Desde 2023, a Pandora adotou o modelo multimarcas, passando a estar presente em joalherias independentes, além de manter suas lojas próprias. No Brasil, entre 2020 e 2024, foram abertas cerca de 70 lojas.

“Entendemos que temos muito espaço no corpo da mulher para representar suas histórias, conquistas e momentos. Por isso, estamos indo além: anéis, brincos e colares. E por que não também do homem? Temos uma base significativa de clientes masculinos”, disse.

A porta-voz explicou também que a política de preços é unificada em todos os canais (lojas físicas, e-commerce, multimarcas e Mercado Livre) e que a marca está, atualmente, em período de liquidação.

“Moda e beleza são formas de expressão pessoal e têm tudo a ver com nosso propósito de democratizar o acesso ao comércio”, destacou Anna Araripe, diretora de marketplace no Mercado Livre.

“Hoje, cerca de 38 milhões de pessoas acessam mensalmente essa categoria na plataforma. Trazer marcas como a Pandora nos permite entregar ainda mais valor, atendendo a diferentes públicos e desejos”, completou.

A logística de entrega dos produtos é responsabilidade do Mercado Livre, que reforçou que terá um cuidado especial em todo o processo, desde o manuseio e retirada das peças nas lojas da Pandora até a entrega ao cliente, garantindo a segurança e a experiência premium que o produto exige.

Estratégias do Meli para a categoria Moda

Atualmente, a categoria de moda e beleza conta com mais de 1.500 marcas, 13 milhões de anúncios ativos, recebe mais de 38 milhões de visitantes únicos por mês e registrou um crescimento de 31% no volume de itens vendidos no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Embora não revelem a expectativa de ticket médio da categoria, o marketplace reconhece que o segmento de joias possui um valor médio por compra mais alto do que o de vestuário.

Anna explicou que o Mercado Livre também criou perfis nas redes sociais dedicados exclusivamente à categoria , permitindo uma curadoria mais apurada, conteúdo editorial e experiências imersivas com os usuários.

A iniciativa parte do entendimento de que a jornada de compra dessa consumidora é diferente da de quem busca, por exemplo, eletrônicos.

Parcerias com nomes como Manu Gavassi e Duda Beat, além da presença em eventos como o São Paulo Fashion Week e no reality show Big Brother Brasil, também fazem parte da estratégia da plataforma, que diz focar na construção de credibilidade e experiência de compra.

Além da Pandora, marcas como Calvin Klein, Boss e Lacoste reforçam o posicionamento do Mercado Livre no segmento premium.