Kantar prepara investimento em aquisições e A.I.

Buscar

Kantar prepara investimento em aquisições e A.I.

Buscar
Publicidade

Marketing

Kantar prepara investimento em aquisições e A.I.

Após entrada da Bain Capital, Eric Salama apresenta plano estratégico da empresa, visando investimento em empresas e produtos como inteligência artificial e análise preditiva


2 de agosto de 2019 - 7h33

Sob a estrutura da WPP, a Kantar não tinha muita autonomia para adquirir empresas e soluções. Essa nova possibilidade foi um dos destaques durante um conference call global que a empresa realizou nessa quinta-feira, 1º de agosto. “Estamos fora do mercado há três ou quatro anos”, disse o CEO Eric Salama, referindo-se a aquisições. O objetivo da coletiva era fornecer informações sobre as estratégias da gigante de pesquisas após ter sido adquirida pela Bain Capital. A transação de US$ 4 bilhões, anunciada mês passado, envolveu 60% da Kantar.

 

Eric Salama, CEO da Kantar (Crédito: Arthur Nobre)

Com o novo investimento, a empresa quer desenvolver soluções para áreas como e-commerce, análises, tecnologia e dados comportamentais. Salama disse que o grupo quer elevar o ritmo de aquisições, o que não vinha conseguindo fazer nos últimos dois anos. “Temos procurado recursos que ajudem a melhorar o que já fazemos para clientes, recursos que sozinhos não poderíamos desenvolver tão rapidamente quanto precisamos”.

O executivo não citou empresas específicas que estariam sendo prospectadas, mas deixou claro que a empresa deverá investir mais em automação e analytics. “Precisamos fazer mais”, afirmou Salama. “Ter um parceiro como a Bain, do ponto de vista de capacidade e dinheiro, será útil.”

Projetos proprietários também fazem parte, como a plataforma de analytics Kantar Marketplace, uma ferramenta de otimização de pesquisas e rastreamento de marca por meio de levantamentos rápidos e atualizações em tempo real. “Em vez de simplesmente rastrear a marca, o que é antigo e caro demais, vamos agir mais em cima dos acontecimentos”, explicou o CEO.

A companhia compartilhou ainda o objetivo de medir conteúdo em todos os dispositivos, não importa para aonde os ativos de mídia cresçam e se desenvolvam. Também mencionou o crescimento do Worldpanel, que mede bens de consumo. A Kantar afirmou que está incluindo análise de dados de recibos diretamente no varejo, o que permitiria verificar o comportamento de compra em níveis mais profundo, como o impacto de novas embalagens e fidelidade à marca.

Outro foco deverá ser inteligência artificial. A empresa já possui soluções voltadas a problemas como evitar fraudes em painéis e classificar investimentos em plataformas sociais, por exemplo. Mas agora a Kantar planeja dobrar a capacidade de A.I., implementando em todos os seus produtos. Esse desenvolvimento vem necessariamente com a ampliação de posições técnicas entre os profissionais do grupo, segundo Salama. “Estamos reforçando nossas ofertas em tempo real e preditivas, visando um ROI mais rápido”, disse.

Há muito tempo a Kantar vinha sendo apontada por analistas como uma empresa com maior potencial de crescimento e modernização e que a estrutura da WPP trazia certos limites. A expectativa é que a nova dona majoritária ajude a destravar essas possibilidades. “A Bain enxergou uma indústria que realmente precisa se transformar. Afinal dotas as empresas querem, hoje, trabalhar seu marketing orientadas por dados e insights”, destacou Salama.

 

*Crédito da imagem do topo: Ar130405 / Pixabay

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira