Walmart expande mão de obra robótica

Buscar
Publicidade

Marketing

Walmart expande mão de obra robótica

Com o objetivo de se tornar uma retailtech, varejista investe na aquisição de novos robôs que servirão em 650 lojas; modelos Bossa Nova são utilizados desde 2016


14 de janeiro de 2020 - 10h25

 

O robô Bossa Nova é utilizado desde 2016 pelo Walmart (Crédito: Divulgação)

Mantendo o objetivo de se tornar uma retailtech, a rede Walmart anunciou a aquisição de novas unidades do robô Bossa Nova para atender 650 lojas nos Estados Unidos. Com o investimento, a empresa passa a ter mil robôs que têm como funções básicas percorrer os corredores e enviar alertas de situação de estoque. Por exemplo, se um robô identifica que determinado produto está em falta na prateleira, no mesmo instante ele notifica um funcionário para que a reposição seja feita. A ausência de produtos na prateleira gera prejuízos milionários ao varejo americano.

O processo de automatização das lojas do Walmart também inclui robôs de limpeza, modelos que descarregam caminhão e coletam pedidos de compras online. De acordo com John Crecelius, presidente sênior de inovações em lojas do Walmart, o novo investimento se propõe a acelerar o ciclo de inovação vivido pela empresa. De acordo com ele, os robôs reduzem tarefas que antes demoravam até duas semanas a serem executadas. O primeiro robô utilizado pelo Walmart foi instalado em uma loja da zona rural da Pensilvânia, em 2016.

Diante do questionamento sobre eliminação de vagas de emprego, o Walmart justificou que os robôs “ajudam a companhia a redirecionar os funcionários em tarefas mais complexas”. Em janeiro do ano passado, Jeremy King, vice-presidente de tecnologia do Walmart, declarou, em entrevista à Bloomberg, que o objetivo da rede era contratar dois mil especialistas em tecnologia no ano de 2019. Entre as vagas a serem preenchidas estavam cientistas de dados, engenheiros de software e designers para nove escritórios da rede sendo os principais Vale do Silício, nos Estados Unidos, e Bangalore, na Índia.

King, que foi contratado ao Walmart em 2011, egresso da eBay, supervisiona a rede de computação em nuvem do Walmart e seus bancos de dados. “As novas ferramentas digitais do Walmart incluem algoritmos que ajudam os funcionários da loja a escolher pedidos on-line mais rapidamente mapeando a rota ideal pelos corredores”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas