IBM abre mão de atuação com reconhecimento facial

Buscar

IBM abre mão de atuação com reconhecimento facial

Buscar
Publicidade

Marketing

IBM abre mão de atuação com reconhecimento facial

Presidente da empresa afirma que é o momento para que autoridades e a sociedade regulem empresas que atuam com a tecnologia


9 de junho de 2020 - 14h27

(crédito: Shutterstock)

A IBM afirmou que deixará de pesquisar, desenvolver e comercializar soluções de reconhecimento facial. A decisão foi anunciada em uma carta assinada pelo CEO da companhia, Arvind Krishna, direcionada a membros do legislativo estadunidense.

Segundo o executivo, este é o momento para iniciar uma discussão ampla sobre a necessidade de regular empresas que atuam com a tecnologia nos segmentos de vigilância e segurança pública. Isso porque ferramentas do gênero têm mostrado falhas que apontam para a possível criminalização de pessoas inocentes.

Parte disso ocorre por conta de vieses nos algoritmos que o tornam falho na identificação de pessoas não brancas. Além disso, estudos apontam para fraco desempenho da tecnologia dependendo da idade das pessoas analisadas.

A própria IBM já havia tentado corrigir o problema do viés em 2018, quando lançou um banco de dados que deveria melhorar os resultados apresentados.

 

*Crédito da imagem no topo: Peshkov/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas