Proposta do BK reduz emissão de gás metano do gado

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Proposta do BK reduz emissão de gás metano do gado

Estudo do Burger King aponta que adição de capim-limão à dieta das vacas e bois em confiamento diminui o impacto ambiental dessa indústria; no Brasil, rede fará testes em parceria com a JBS


15 de julho de 2020 - 16h27

Campanha do Burger King explica um pouco da iniciativa (Crédito: Reprodução)

O metano, presente nos gases de vacas e bois, é um dos principais agravantes do efeito estufa. De acordo com a ONU, a criação de gado bovino é responsável por cerca de 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa no mundo. Pensando em uma forma de ajudar a reverter essa situação, o Burger King lançou um estudo global que tem como objetivo reduzir em 33% a emissão diária de gás metano proveniente do gado confinado, com uma pequena mudança na alimentação das vacas e bois: a adição de 100 g de capim-limão na dieta deles. A pesquisa foi realizada pelos cientistas Octavio Castelan, PhD da Universidade Autônoma do Estado do México, e Ermias Kebreab, Phd da Universidade de Davis (Califórnia).

A iniciativa teve início nos Estados Unidos e México e em agosto começa a ser implantada no Brasil, onde a rede de fast-food fechou uma parceria com a JBS, para passar a adicionar capim-limão na dieta de mais de 95 vacas e bois criados em confinamento para observar os resultados localmente, que, depois, se tornarão públicos. Os restaurantes de Miami, NY, Austin, Portland e Los Angeles, nos Estados Unidos, já contam com o Whopper feito de carne proveniente de vacas e bois que seguem essa dieta.

Para mostrar um pouco da iniciativa, o Burger King lançou uma campanha dirigida por Michel Gondry, vencedor do Oscar, e apresentada por Mason Ramsey, fenômeno da cena country americana (veja abaixo). Além disso, a rede disponibilizou o estudo completo, com fórmula, quantidades certas e especificações do capim-limão para qualquer pessoa ou empresa produtora de carne que queira reduzir o seu impacto ambiental. Para acessar, clique aqui.

Segundo o BK, a proposta está conectada com os compromissos da marca de reduzir seus impactos ambientais e de continuar buscando melhorias no bem-estar animal junto a seus fornecedores parceiros. “Gostaria de convidar toda a indústria de alimentação, incluindo nossos concorrentes, a testar o que fizemos. Acredito que todos ficarão surpresos com os resultados e, quanto mais pessoas se juntarem a nós, maior será o impacto positivo que podemos gerar no mundo”, afirmou Fernando Machado, CMO da Restaurant Brands International (rede dona de BK, Popeyes e Tim Hortons), em nota.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação

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