Duolingo traça plano de expansão no Brasil

Buscar

Duolingo traça plano de expansão no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Duolingo traça plano de expansão no Brasil

Plataforma educacional contrata equipe de marketing e agência de publicidade para crescer em número de usuários no País


21 de outubro de 2020 - 6h00

A plataforma de aprendizagem de idiomas Duolingo está estruturando novos passos para sua expansão no Brasil. Esta semana, o app anunciou a chegada de Analigia Martins para o cargo de diretora de marketing da operação e escolheu a Jotacom como a sua agência de publicidade e conteúdo no País.

 

Analigia Martins diz que crescimento do app no Brasil aconteceu organicamente (Crédito: Divulgação/Duolingo)

Martins já conta com experiência no segmento de ensino de diferentes línguas pois atuou na EF English Live durante dez anos. Lá, a executiva ocupou a função de head de marketing para a América Latina. Além dessa experiência, Analigia trabalhou no Internacional Quality & Productivy Center (IQPC), no Infoma Group e na Editora Banas.

Já a decisão pela agência que este mês começou a trabalhar com a marca no planejamento, desenvolvimento e execução das campanhas passou por um processo de concorrência remota. A equipe global do Duolingo nos Estados Unidos elegeu a Jotacom como a que pode integrar de forma criativa atributos da marca com a cultura brasileira, “algo que consideramos importantíssimo neste processo de regionalização da plataforma, e que certamente contribuirá para aumentarmos o brand awareness no País”, explica Analigia Martins. O Duolingo ainda conta com a SmartPR como sua agência de relações com a imprensa.

Além de aumentar o awareness da marca, a plataforma quer crescer o número de novos usuários no Brasil, mirando aqueles que deixaram de estudar por algum período de tempo. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado do Duolingo, com 30 milhões de usuários, 10% do número total global (300 milhões). O País fica atrás apenas dos Estados Unidos. Hoje, o Brasil representa 40% do tamanho dos EUA em usuários ativos diários. Atrás do Brasil estão México, Reino Unido e Alemanha. A plataforma oferece 98 cursos de 40 idiomas.

A estratégia da marca já começou com o lançamento de perfis de redes sociais regionais apresentando os princípios da plataforma e suas ferramentas principais. Os planos ainda incluem uma forte presença digital com peças para tais plataformas e mídia programática e a apresentação de um influenciador até o final do mês que será embaixador da marca no Brasil. É a primeira vez que Duolingo terá um embaixador no País com aderência a sua missão.

A abordagem da marca será regionalizada e também consta como um movimento inédito pois, conforme Martins, o Duolingo cresceu expressivamente de forma orgânica no Brasil, com poucas ações de PR, já que o brasileiro adere facilmente a redes sociais.

“Há um outro atributo importante dos brasileiros que nos ajuda a regionalizar as ações de marketing de forma muito criativa: o bom humor. Um dos pilares do Duolingo é a diversão, já que acreditamos que o que mais dificulta o aprendizado de um idioma é a falta de motivação. Por isso apostamos na gamificação e no Duo, nossa coruja mascote. Vamos trazer essa diversão e bom humor – tão próprios dos brasileiros – para as ações de comunicação”, explica.

A missão da plataforma é tornar o ensino de idiomas gratuito, de qualidade e acessível para o maior número de pessoas possível. Para manter essa missão, a empresa conta com peças de anúncios ao final de cada lição no app; uma assinatura que remove os anúncios e oferece mais possibilidades de aprendizagem rápida; e oferece o exame de certificação em inglês pago, denominado Duolingo English Test, aceito em cerca de 2.500 instituições.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Facebook

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas