Toyota desiste de ativar patrocínio dos Jogos Olímpicos

Buscar

Toyota desiste de ativar patrocínio dos Jogos Olímpicos

Buscar
Publicidade

Marketing

Toyota desiste de ativar patrocínio dos Jogos Olímpicos

Fabricante de automóveis declarou, também, que seus executivos não comparecerão à cerimônia de abertura da Olímpiada de Tóquio


19 de julho de 2021 - 10h07

(Crédito: iStock/Ryosei Watanabe)

Patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Toyota comunicou nesta segunda-feira, 19, uma mudança em relação à ativação do evento. A companhia declarou que não fará anúncios na mídia japonesa para promover os Jogos e que seus executivos não comparecerão à cerimônia de abertura, que acontecerá nesta sexta-feira, 23, em Tóquio.

De acordo com reportagens publicadas pela mídia internacional, a montadora comunicou sua decisão no início desta semana, no Japão. “É verdade que a Toyota não estará na cerimônia de abertura e a decisão foi tomada considerando vários fatores, incluindo a ausência de espectadores. Nós não veicularemos nenhum comercial relacionado aos Jogos no Japão”, disse uma porta-voz da companhia.

A postura da Toyota deve-se, de acordo com a imprensa internacional, ao fato de os Jogos Olímpicos não estarem recebendo apoio da maioria do público japonês, que desaprova a realização do evento esportivo em meio à pandemia de Covid-19. Nas últimas semanas, o país viu os números de infectados aumentar e a cidade voltou a declarar estado de emergência. Parte das competições e jogos da Olimpíada, incluindo a cerimônia de abertura, não terão presença de espectadores (apenas as delegações esportivas e convidados poderão acompanhar a abertura).

A realização dos Jogos começou a gerar ainda mais polêmica após a confirmação de casos de Covid-19 na Vila Olímpica. Nesta segunda-feira, 19, foi confirmando que o jogador de vôlei de praia Ondrej Perusic, da República Tcheca, testou positivo para a Covid-19, o que já seria o terceiro caso de atleta infectado com o vírus antes mesmo dos jogos começarem.

Apesar da decisão de não ativar seu patrocínio aos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Toyota segue como patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional. O contrato entre a companhia e o Comitê – que também envolve os Jogos Paralímpicos – começou em 2017 e é válido para todo o ciclo esportivo até 2024.

Copa América
Recentemente, o Brasil também viu um movimento de patrocinadores que preferiram não se vincular à realização de eventos esportivos que apoiavam. A realização da Copa América no País gerou muitas críticas por conta da pandemia de Covid-19 e, por conta da repercussão, patrocinadores como Mastercard, Diageo e Ambev decidiram não fazer nenhuma ativação ou comercial para promover a competição de futebol. Apesar disso, as marcas mantiveram-se como patrocinadoras do torneio.

Publicidade

Compartilhe

Veja também