Compra multicanal será tendência na Black Friday

Buscar

Compra multicanal será tendência na Black Friday

Buscar
Publicidade

Marketing

Compra multicanal será tendência na Black Friday

Segunda edição de pesquisa realizada pela Globo mostra que 59% das pessoas pretendem fazer compras tanto pela internet quanto em lojas físicas


25 de novembro de 2021 - 15h16

Apesar de manterem o hábito de comprar pela internet, maioria dos brasileiros também pretende aproveitar as ofertas das lojas físicas nessa edição da Black Friday (Crédito: rupixen/Unsplash)

Se na Black Friday do ano passado o e-commerce acabou salvando os consumidores que se sentiam inseguros para sair de casa e procurar as ofertas e melhores preços nas lojas físicas, neste ano, o comportamento de compra deve ser um pouco diferente. Não é que as vendas pela internet deixarão de acontecer. Mas é que, ao mesmo tempo em que escolhem os produtos nos sites e aplicativos, as pessoas também pretendem visitar pontos de venda físicos para descobrir as ofertas da data.

O dado vem da segunda edição da pesquisa “A Expectativa para a Black Friday 2021”, realizada pela Globo. A empresa de mídia já havia divulgado algumas informações a respeito das tendências de consumo para a data e junho e, em outubro, fez uma nova rodada da pesquisa para mapear as maneiras pelas quais as pessoas pretendem aproveitar o dia de promoções. O estudo ouviu 1700 pessoas, maiores de 18 anos, das classes A, B e C, residentes de todas as regiões do País. As duas versões da pesquisa estão disponíveis na plataforma Gente, da Globo.

O comportamento multicanal foi um dos destaques da pesquisa. Segundo a Globo, 59% dos respondentes disseram que pretendem aproveitar os descontos da Black Friday tanto pela internet como nas lojas físicas. O percentual é maior do que o grupo que declarou que pretende fazer compras somente pela internet (45%). Apenas 16% dos entrevistados afirmaram que irão fazer compras somente em lojas físicas. Entre os entrevistados, o gasto médio estimado para a data deve ficar em torno de R$ 586.

A pesquisa apontou, ainda, que 56% das pessoas se planejaram para aproveitar as ofertas e promoções da Black Friday. Entre os respondentes, apenas 17% declararam que ficarão de fora das ações e que não pretendem fazer compras nesta sexta-feira, 26. Os 27% restantes ainda não se decidiram se irão ou não fazer compras e dissera que irão aguardar ser convencidos por alguma marca.

Roupas, acessórios e calçados estão no topo dos desejos dos consumidores que pretendem fazer compras na data promocional. Esses itens correspondem a 71% dos interesses do público consultado na pesquisa. Smartphones, item sempre bastante buscado na Black Friday, foram citados por 29%.

As ofertas e vantagens oferecidas pelas marcas continuam sendo fundamentais para a decisão de compra dos consumidores. No estudo, 58% dos entrevistados responderam que podem comprar algo que não estava em seus planos caso o desconto oferecido seja superior a 50%; já 34% disseram que uma compra por impulso pode acontecer se a empresa oferecer frete grátis.

Meios de pagamento
As novas possibilidades de pagamento começam a chamar a atenção dos consumidores que buscam pelas ofertas. O cartão de crédito ainda é o meio favorito das pessoas na hora de comprar, por conta, sobretudo, da opção de parcelar o valor (58% citam o cartão de crédito como modo preferencial de pagamento). Mas outras possibilidades começam a ganhar força. O Pix, por exemplo, foi citado como 28% dos entrevistados como a modalidade de pagamento preferida para a data, empatado com pagamento via débito e com dinheiro em espécie. O cashback, opção em que a loja retorna um percentual sobre a compra realizada, foi citado por 23% das pessoas como a melhor modalidade de compra.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil