Boticário discute o termo “beleza exótica” em campanha

Buscar

Boticário discute o termo “beleza exótica” em campanha

Buscar
Publicidade

Marketing

Boticário discute o termo “beleza exótica” em campanha

Produzida pela W3haus, “Ex(ótica)” traz para o Instagram da marca tutoriais de mulheres etnicamente diversas questionando utilização supostamente elogiosa do termo “beleza exótica”


1 de junho de 2022 - 7h41

As influenciadoras Mari Baydukuryaba e Mariam Chami, a colaboradora d’O Boticário Karina Aparecida Papa e a jornalista Camila Sawamura foram as porta-vozes da nova campanha do Grupo (Crédito: Reprodução)

Em campanha produzida pela W3haus, o Grupo Boticário lançou na semana passada, a campanha Ex(ótica), voltada ao questionamento de falas e comportamentos que se utilizam de termos como “exóticas” e “diferentes” para caracterizar tipos de belezas.

A ideia partiu de uma operação apelidada de “Central de Amor do ‘Boti’ (CAB)” da Agência, que funciona há um ano, voltada ao mapeamento daquilo que é posto como relevante nas redes, desde o trends, tweets às principais tendências do mercado, para preparação e lançamento de campanhas. O batismo do termo “Ex(ótica)” foi um insight pessoal da equipe da agência, apropriado para a campanha para refletir o comportamento observado nas redes.

A campanha foi veiculada no instagram da empresa. Além do vídeo inicial, foram publicados quatro tutoriais de maquiagem em formato colaborativo com influenciadoras nos quais narravam a presença de elogios com referência a uma “beleza exótica”.

Mari Williams, influenciadora indígena, foi uma delas. Ela questiona em um dos vídeos o “padrão eurocêntrico” da beleza. Participam também Mariam Chami, influencer que fala sobre os estereótipos em torno das mulheres muçulmanas, a jornalista Camila Sawamura e Karina Aparecida Papa, colaboradora da marca.

“Tínhamos preocupação do que poderia ter vindo de ataque. Dias depois, tivemos uma repercussão positiva, de gente falando que está se enxergando no conteúdo”, disse Raísa Sutecas, head de criação e conteúdo da W3haus.

A ideia da campanha surgiu a partir de análises de matérias relacionadas à atriz americana de descendência sul-coreana Ashley Park, que participou da série Emily in Paris. A equipe responsável pelo CAB analisou matérias sobre como alcançar o estilo dela e observou a repercussão nas redes sobre “contornos asiáticos”.

O projeto carrega a frase “passou da hora de deixar essa (ex)ótica de lado” em todas as peças publicitárias e ação complementa o lançamento do movimento “Diversa Beleza”, no início de 2022, com as marcas do grupo: Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas