As lições do Esporte Interativo para ser um craque no Facebook

Buscar

As lições do Esporte Interativo para ser um craque no Facebook

Buscar
Publicidade

Mídia

As lições do Esporte Interativo para ser um craque no Facebook

Com mais de 12,8 milhões de fãs e alto poder de engajamento, canal esportivo traça estratégias para continuar sendo forte no digital após a mudança do algoritmo do Facebook


12 de julho de 2016 - 13h00

CristianoRonaldo-EI

Piadas, humor, provocações e manifestação de amor ao time do coração compõem boa parte do conteúdo do EI na rede social (Crédito: Divulgação)

Não é preciso nem ser fã de futebol ou de algum outro esporte para se deparar com algum post do Esporte Interativo no Facebook. O canal esportivo, que em 2013 foi adquirido pela Turner, é um dos mais bem sucedidos cases de engajamento de um veículo na rede social.

Com 12,8 milhões de fãs – número que o torna o grupo de mídia esportiva do Brasil líder no Facebook – o Esporte Interativo soube explorar bem a rede social como uma sala de conversas, troca de opiniões e engajamento com os apaixonados pelo esporte. Com posts engraçados, outros provocativos e convidando, o tempo todo, os fãs a manifestarem seu amor pelo time, o grupo conseguiu produzir um conteúdo altamente compartilhável.

Essa força digital, no entanto, pode ser colocada à prova a partir de agora, após a mudança do algoritmo da rede social, que irá privilegiar posts de amigos e familiares e diminuir o alcance orgânico das fanpages. Em vez de se assustar com a nova realidade, o Esporte Interativo prefere analisar os impactos da alteração com cautela – e se preparar para ele.

Recentemente, o grupo esportivo promoveu uma reorganização em sua estrutura, unindo as equipes de mídia digital com a de conteúdo e criando núcleos independentes de esportes, voltados a interesses específicos da audiência, como futebol brasileiro, futebol internacional, esportes olímpicos, etc. Cada um desses núcleos possui um especialista em mídias sociais, com o objetivo de analisar as melhores maneiras de abordar o assunto e manter o público interessado.

A reportagem de Meio & Mensagem conversou com Mauricio Portela, vice-presidente de Esportes da Turner, para saber como o grupo vem se preparando para a nova realidade da rede social.

Mauricio-Portela

Mauricio Portela, vice-presidente de esportes da Turner (Crédito: Reprodução)

Meio & Mensagem: Há alguns dias, o Facebook anunciou uma mudança em seu algoritmo, que privilegiará os posts de amigos em detrimento das postagens de fanpages. Como o Esporte Interativo recebeu a noticia dessa alteração?

Mauricio Portela: : Estamos presentes no Facebook desde 2011 e já passamos por algumas mudanças no algoritmo da plataforma. Sempre que acontece alguma mudança desse tipo ficamos atentos ao comportamento dos nossos resultados pra entender como eles serão impactados e antecipamos os movimentos, tentando compreender qual o papel da nossa produção de conteúdo no novo cenário. Compreender com agilidade as mudanças de cada plataforma é fundamental no ambiente digital.

M&M: Quais os impactos que essa mudança de algoritmo deve trazer para a comunicação do EI?
Portela: Com essa mudança, passa a ficar ainda mais importante atingir cada nicho com conteúdos que representem o sentimento do apaixonado por esportes naquele momento. Se formos capazes de acertar esse sentimento e vivê-lo junto com os fãs da página, será muito natural que eles usem os nossos posts pra contar pros seus amigos e familiares como estão se sentindo. O desafio é produzir conteúdo com alto poder de compartilhamento.

M&M: Sabemos que as redes sociais, sobretudo o Facebook, se tornaram um importante canal de comunicação com a audiência. Atualmente, qual é a dimensão do alcance da Fanpage do EI no Facebook?
Portela: No mês de junho batemos o recorde de interações da nossa história, com 80 milhões de curtidas + comentários + compartilhamentos e com isso tivemos alcance de 65 milhões de pessoas. Atualmente temos uma base de 12.8 milhões de fãs.

M&M: Em sua opinião, os publishers e veículos ficaram dependentes das redes sociais para distribuir seu conteúdo?
Portela: Na realidade não entendo como dependência, entendo como uma escolha. É muito importante ter uma plataforma própria de conteúdo e engajar os fãs nela, mas não faz sentido ignorar a presença massiva das pessoas nas redes sociais. Nós seguimos um mantra em tudo o que fazemos, que é pensar se aquilo é bom para o consumidor, então se o apaixonado por esportes (que é o nosso consumidor) entra todo dia nas redes sociais, nossa escolha é estar ao lado dele vivendo isso e entregando conteúdo com qualidade e relevância.

M&M: Com o Facebook restringindo mais as publicações, quais são as estratégias do EI para continuar alcançando sua audiência? Há a possibilidade de investirem mais em outra rede social?
Portela: Hoje investimos no Facebook, Instagram, Messenger, Twitter, Snapchat, Youtube. Estamos atentos aos movimentos do público apaixonado por esportes e o seguindo nos canais em que se encontra presente, então pra gente sempre existe a possibilidade de investir em outra rede social. Quem manda é o público. Uma vez presente na plataforma, a estratégia pra todas é entender as peculiaridades, testar e errar com agilidade, aprender com isso e, enfim, engajar o público com o nosso conteúdo.

M&M: Com uma quantidade enorme de informações a disposição, como é possível conquistar o leitor e atrair visitas para sua pagina – e, consequentemente, atrair a audiência para o canal na TV?
Portela: A base de tudo é proporcionar uma experiência boa pro público, com conteúdo de qualidade e – no caso das plataformas próprias – navegação simples e intuitiva. O passo seguinte é olhar pra cada rede social e entender as estratégias pra engajar o público e fazer com que a sua mensagem chegue de forma mais rápida e atrativa que a dos concorrentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias