Mídia

Globosat celebra 25 anos de operação

Programadora da TV paga da Globo foi lançada em 11 de novembro de 1991 com quatro canais

i 11 de novembro de 2016 - 13h08

globosatEm 1991, no dia 11 de novembro, há 25 anos, a Globosat começava a operar com quatro canais – GNT, Multishow, Telecine e Top Sport (que, em 1994, adotaria a marca SporTV). Hoje, são 33 canais: 23 lineares, nove pay-per-view e um internacional. Desses 33, 22 são transmitidos em HD. E, ainda, existem oito canais em VOD (vídeo sob demanda).

Em comemoração aos 25 anos, a Globosat lançou o canal Globosat 25 Anos na internet, com programação especial aberta para todos os usuários. A seguir, vídeo com linha do tempo feito especialmente para a ocasião:

No início da operação, para se ter acesso ao serviço, os usuários tinham de contratar diretamente da Globosat a instalação de uma antena parabólica de 3,60 metros que era instalada em coberturas de prédios ou em residências. O sistema de transmissão era conhecido como DBS (Direct Broadcast Satellite), baseado na tecnologia dos satélites de banda C analógica pelas emissoras de TV para a entrega dos seus sinais nacionais para as emissoras afiliadas. A Globosat acabou sendo responsável pela formação de um novo negócio no Brasil, quando surgiram inúmeras empresas de antenas parabólicas.

Naquela época, a Globosat atuava como programadora dos canais e como operadora – comercializava, instalava, atendia os assinantes, cuidava da manutenção dos equipamentos e dos sistemas de cobrança e ainda enviava uma revista de programação todos os meses para os assinantes. Em 1993, com a criação das operadoras de TV por assinatura, a Globosat passou a se dedicar apenas à programação de canais e, posteriormente, à produção de uma série de programas e séries. Atualmente, a maior parte da programação dos canais é feita por produtoras independentes (são mais de uma centena).

A partir de 1996, a Globosat iniciou um processo de associação com outros programadores. O primeiro contrato foi com os estúdios de cinema na Rede Telecine; em seguida vieram o canal Globo News (com a área de jornalismo da TV Globo), Universal Channel (atual NBUuniversal Internacional), Canal Brasil e outros

O acervo da programadora também está disponível no Globosat Play (acessível via app ou site), serviço de TV everywhere disponível para computadores, tablets, smartphones, videogames e smart TVs.