Chef de Alto Nível: a estratégia do novo reality da Globo
Diretor da atração, Carlo Milani fala sobre a construção da torre de cozinhas e de como o projeto procurou adaptar o formato ao tom da gastronomia brasileira

Reality estreia na próxima terça-feira, 15, com apresentação de Ana Maria Braga (Crédito: Beto Roma/Globo)
Na próxima terça-feira, 15, a TV Globo coloca no ar um reality show criado especialmente para preencher a grade noturna, com uma temática já bem conhecida do espectador: a gastronomia.
Apresentado por Ana Maria Braga – que também faz sua estreia em uma nova faixa na emissora, após 25 anos ocupando as manhãs – Chef de Alto Nível propõe uma competição entre cozinheiros, tanto profissionais quanto amadores, que terão de passar por diferentes patamares de dificuldade para provar seu talento com as panelas e temperos.
O projeto é uma adaptação nacional de um formato já conhecido em outros países, o Next Level Chef, que propõe uma dinâmica diferente das já tradicionais disputas culinárias da TV. Na atração, os competidores são avaliados a cada etapa e, dependendo do desempenho na prova, eles são distribuídos em três diferentes cozinhas: uma completa, com todos os utensílios de ponta; outra intermediária e uma terceira, com pouca oferta de ingredientes e estrutura bem simples.
Essa proposta de três cozinhas diferentes em um único reality é vista pelo diretor do programa, Carlo Milani, como o grande diferencial do reality. Segundo ele, a dinâmica da plataforma, que distribui os ingredientes, com tempo limitado e escolhas simultâneas, cria uma tensão única.
“O que sobra de uma cozinha vai para a de baixo, e isso interfere diretamente na estratégia e no desempenho dos competidores. Outro ponto é a mistura de perfis: profissionais experientes competem com cozinheiros autodidatas, apaixonados pela gastronomia. O formato valoriza a técnica, mas também abre espaço para quem aprendeu a cozinhar em casa, para a família ou amigos, e tem talento e criatividade”, acredita.
Tempero brasileiro

Carlo Milani é o diretor do reality Chef de Alto Nível: adaptação ao estilo brasileiro (Crédito: Beto Roma/Globo)
Com mais de 30 anos de trabalho na Globo, onde começou como cabo man, aos 18 anos, Milani também fala sobre como a produção procurou abrasileirar e dar um tom único ao formato internacional.
A maior diferença, segundo ele, é que, enquanto nos Estados Unidos o chef Gordon Ramsay acumula as funções de apresentador e também mentor (responsável por orientar os participantes), por aqui Ana Maria Braga fica apenas com a parte de mostrar a dinâmica do reality ao público.
“Ela não apenas conduz as dinâmicas, mas também representa a paixão do brasileiro pela gastronomia. Com mais de 40 anos de carreira e um legado impressionante de receitas, ela traz credibilidade, carisma e uma conexão direta com o público. Outro diferencial é a brasilidade incorporada ao formato. Isso aparece nos ingredientes, nos pratos, nas referências culturais e até na trilha sonora, que dialoga com as nossas raízes”, diz.
Na versão brasileira, a orientação aos participantes ficará sob responsabilidade dos chefs Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda.
“Temos três chefs com perfis complementares e personalidades marcantes, que enriquecem o programa com suas trajetórias e visões únicas sobre a gastronomia. Juntos, eles não apenas orientam os participantes, mas também compartilham conhecimento com o público, cada um com sua linguagem, sua história e sua paixão pela cozinha”, elogia.
O diretor conta que, para transmitir a essência brasileira ao projeto, houve também um grande cuidado com o casting. “Procuramos personagens com histórias marcantes, carisma e representatividade – de gênero, raça e geografia”, destaca, pontuando que, como o reality exige habilidade específica na cozinha, a criatividade e originalidade dos perfis foram critérios centrais para a produção.
“Foram quase 15 mil inscrições iniciadas e, após um processo rigoroso de triagem, levamos 86 candidatos aos Estúdios Globo para uma etapa presencial, onde cozinharam, foram entrevistados e vivenciaram a dinâmica do programa. Dali, saíram os 24 participantes finais”, conta.
Para a estrutura do reality, foi construído, de fato, um prédio com três andares e pé direito alto, dentro de uma tenda de 17 metros de altura. Milani conta que tudo foi feito em menos de 200 dias e envolveu 230 profissionais apenas na obra, além de outras dezenas de pessoas na tecnologia, cenografia, produção de arte e engenharia.
Patrocinadores de Chef de Alto Nível
A nova aposta culinária da TV Globo estreia com 3 marcas patrocinadoras. O programa terá as participações de Friboi, na categoria de patrocinador; Outback, como cotista premium, e Brastemp com ações de merchandising.
Além da TV Globo, que exibirá o programa às terças e quintas, sempre após a novela Vale Tudo, Chef de Alto Nível também terá representantes no GNT, sempre no dia seguinte à transmissão da Globo.
O formato também rendeu um spin-off, chamado Cozinha de Alto Nível, que será exibido pelo GNT nas noites de sexta-feira. O projeto estreia no próximo dia 18, a partir de 22h30.