Mídia

Como o Disney+ aproveita a janela de conteúdo ao vivo

Com a programação completa da grade da ESPN e alto investimento em direitos esportivos, streaming do grupo Disney investe em parcerias para ampliar sua posição no segmento

i 11 de julho de 2025 - 6h05

Disney investe em esportes e programação ao vivo para impulsionar engajamento e fidelidade no Disney+ (Crédito: Reprodução)

Disney investe em esportes e programação ao vivo para impulsionar engajamento e fidelidade no Disney+ (Crédito: Reprodução)

Desde sua entrada no nicho das plataformas de streaming, com a criação do Disney+, em setembro de 2019, e do Star+ em agosto de 2021, a Disney sabia que esse movimento mudaria a forma como distribuiria seu conteúdo. No Brasil, o seu segundo aplicativo já tinha uma composição diferente. Ele seria mais focado em um público adulto, trazendo a programação ao vivo para a sua grade.

Isso significava que todo o conteúdo dos canais da ESPN, segmento esportivo do The Walt Disney Company, seria replicado na plataforma, de forma que o assinante poderia assistir aos programas e jogos dentro do aplicativo pelo computador, celular, ou TV conectada.

Embora a empresa tenha unificado os seus dois streamings, a oferta de conteúdo ao vivo continuou sendo um asset relevante. Por isso, existe um investimento crescente em produtos que possam incrementar a sua grade, tendo o esporte como o principal desejo.

O Disney+ exibe em média 300 eventos esportivos por semana, com uma grade diária de 15 horas ao vivo que envolvem jogos ao vivo de modalidades como NFL, modalidade com a qual a empresa gera receita, tendo atingido 13 marcas somente na transmissão do Super Bowl neste ano, NBA, Tênis e futebol, com campeonatos europeus, como a Premier League, Libertadores e Brasileirão Série B.

Juliana Oliveira, vice-presidente direct to consumer do Disney+ Brasil na The Walt Disney Company, explica que o esporte faz parte do DNA da empresa. “Hoje, pela primeira vez globalmente, conseguimos disponibilizar conteúdos esportivos e transmissões ao vivo dentro de todos os pacotes do Disney+. Isso significa que o fã de esporte encontra no Disney+ não apenas filmes e séries, mas também seu esporte favorito, seja um jogo de futebol, basquete ou qualquer outro evento ao vivo”, diz.

A executiva reforça dizendo que conteúdo ao vivo é hoje uma das grandes forças do Disney+ e tem um papel estratégico. “Não apenas como diferencial competitivo, mas como um dos principais motores de retenção no mercado de streaming”, afirma.

Investimento em fidelização

Além de todo o conteúdo disponibilizado pela plataforma, recentemente, o Disney+ firmou uma parceria com a CazéTV em junho deste ano para distribuir o conteúdo do canal de Casimiro Miguel em sua grade, com exceção do Paulistão, Copinha e Brasileirão, que são propriedades do YouTube. Com isso, o streaming também passou a oferecer aos seus assinantes competições como Eurocopa feminina, Copa do Mundo de Clubes, entre outras.

Outro movimento foi levar um conteúdo focado no público do ambiente online, como foi, por exemplo, a ação com o jogador de futebol, Neymar, que protagonizou reacts sobre o jogo 4 das Finais da Conferência Oeste da National Basketball Association (NBA).

O atleta estava acompanhado do cantor Felipe Araújo, do jogador de vôlei Bruninho, do apresentador da ESPN Eduardo de Meneses, das influenciadoras Natália Guitler e Sofia Espanha, e do comediante Renato Albani em uma transmissão exibida exclusivamente pela plataforma.

“Essa frente fortalece o engajamento diário e fideliza o assinante com experiências relevantes ao longo de todo o ano. Nossos investimentos continuarão voltados à ampliação da oferta esportiva, à inovação tecnológica nas transmissões e à produção de conteúdos ao vivo que gerem conversa e conexão com o público em tempo real”, afirma a executiva.

Isso se soma a formatos diferenciados de exibir o conteúdo como o multicam no futebol e até mesmo as interações com influenciadores, além das produções originais que destacam o conteúdo da ESPN, como “Por quê, Waldemar?”, “Zico em Família”, “Copa Rio, Vira-Latas e o Supermundial”, “Casemiro, O Pai de Todos”, “Richarlison: O Pombo é Gente”, “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino” e “Encontros Premier League”.