Mídia

Globo e Band travam disputa pela Fórmula 1 em 2026

Atual detentora dos direitos, Band tenta renovar enquanto concorrente quer retomar as transmissões a partir do próximo ano

i 10 de julho de 2025 - 7h05

Fórmula 1 Globo Band

Competição automobilística está no alvo da Band e da Globo para as trasmissões do próximo ano (Crédito: Jay Hirano/Shutterstock)

Os bastidores das negociações pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir do próximo ano estão agitados. A atual detentora do produto, a Band, quer renovar por mais alguns anos com a Liberty Media e a Globo espera retomar a competição, que está fora de sua grade desde 2021.

O contrato entre a Band e a Liberty Media, responsável pela negociação dos direitos da principal competição automobilística do mundo, termina no fim deste ano. E as conversas sobre os próximos três anos de exibição da competição no Brasil já estão acontecendo.

De um lado, a Band, que exibe a Fórmula 1 com exclusividade no Brasil desde 2021, quer manter o produto na grade. A emissora já pagou, nos últimos dias, os valores referentes ao contrato deste ano, quitando totalmente as pendências com a Liberty Media, de acordo com informações obtidas pela reportagem.

A atitude da Band é uma forma de mostrar à organização o desejo de seguir com as transmissões. Além da importância comercial, já que atrai patrocinadores a cada temporada, a Fórmula 1 é estratégica para a Band em termos de reputação e qualificação da grade, uma vez que o produto continua sendo bem considerado no mercado publicitário.

Globo na disputa

Para manter a Fórmula 1 na grade, a Band terá de disputar com a Globo, que está disposta a investir para retomar as transmissões. No mercado publicitário, a Globo vem sinalizando que o produto voltará para sua tela a partir de 2026.

As negociações, contudo, seguem em andamento. Qualquer acordo, seja com Globo ou com a Band, só deverá ser anunciado quando tudo estiver devidamente concluído, a fim de evitar episódios como o do ano passado, quando a Globo chegou a exibir um carro de Fórmula 1 em seu upfront, sinalizando que a competição estaria em sua grade do ano.

Porém, em uma reviravolta, a Band – que na ocasião estava estremecida com a Liberty Media por conta de atrasos financeiros – quitou a dívida e manteve o contrato de transmissão, válido até o fim de 2025.